Mobilização alerta sobre a violência contra crianças e adolescentes

Publicado em: 16/05/2014 00:00

Ação de combate ao abuso sexual atrai atenções e encerra a semana de atividades alusivas ao 18 de maio

Na manhã desta sexta-feira (16), quem passou pela área central de Cianorte pode notar uma movimentação atípica. Entre os transeuntes, os integrantes da rede municipal de proteção à criança e ao adolescente, com o apoio dos alunos atendidos pela Associação Assistencial e Promocional Rainha da Paz, bem como pelo Instituto Morena Rosa, destacavam-se. Faixas com frases de efeito e de autoria renomada, juntamente com panfletos informativos entregues ao som da batucada, chamavam a atenção e solicitavam o engajamento de motoristas e pedestres com a causa defendida pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

A mobilização encerrou uma série de atividades desenvolvidas durante a semana e que foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Bem Estar Social em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Conselho Tutelar para conscientizar autoridades e sociedade sobre a gravidade da violência, em especial a sexual, contra crianças e adolescentes, bem como para incentivar que denúncias sejam efetuadas.

“É importante salientar que trabalhos como estes são realizados durante todo o ano e que nesta data, em todo o país, os órgãos atuantes na defesa dos direitos das crianças e adolescentes investem mais em ações de conscientização. Em Cianorte, estamos buscando o apoio da população para o enfrentamento das formas de violência que, infelizmente, são diversas”, destacou a secretária de Bem Estar Social e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Claudia Nunes Veloso Marchini.

“Para se ter ideia, no ano passado, nossa equipe de atendimento ao público infanto-juvenil prestou assistência a 439 casos, entre eles, de negligência, abuso ou exploração sexual e de violência física ou psicológica”, salientou Jordana Vieira, psicóloga do Creas, órgão que realiza trabalhos preventivos, pedagógicos, de tratamento e acompanhamento, prestando assistência às vítimas e suas famílias.

“O cianortense precisa ter a consciência de que o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil ocorrem em nossa cidade e que a defesa deste grupo é um dever de todos. As pessoas devem estar atentas aos indicadores para identificar a violência e denunciá-la ao Conselho Tutelar, um órgão autônomo, especializado na defesa dos direitos da criança e do adolescente, e que pode ser acionado pelos telefones 3629-4141 ou 9126-9377”, ressaltou a presidente do Conselho Tutelar de Cianorte, Maria Cristina Bertoli Pires.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído no ano de 2000 com o intuito de lembrar todos os brasileiros do caso Araceli Cabrera Sanches, de oito anos, que foi sequestrada em 18 de maio 1973, drogada, espancada, estuprada, morta e desfigurada com ácido por membros de uma tradicional família de Vitória, no Espírito Santo. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, no entanto, poucos foram capazes de denunciar o acontecido e o silêncio acabou por decretar a impunidade dos criminosos.