Fumacê contra dengue começa a ser aplicado nesta segunda-feira

Publicado em: 16/05/2014 00:00

População deve colaborar abrindo portas e janelas para a erradicação dos mosquitos transmissores da doença

Integrando o plano de ação do Governo Municipal para combater o avanço da dengue na cidade que, com 217 casos confirmados da doença, se aproxima do índice epidêmico, a aplicação do UBV Pesado por veículos oriundos da Secretaria de Estado de Saúde será iniciada nesta segunda-feira (19). A primeira localidade a receber a ação, que visa eliminar os mosquitos transmissores, é o Conjunto Luiz Ovídio Franzoni, na Vila Sete. Os veículos atuarão em dois períodos, entre as 6h e as 10h e das 16h 30min às 22h.

“Estes são horários em que os mosquitos estão ativos, voando. Durante o dia, quando o calor é mais intenso eles costumam se esconder, o que diminui a eficiência do UBV. Assim, fazemos um apelo à população, pedindo para que contribua com o serviço prestado, abrindo portas e janelas durante estes períodos do dia, para que o veneno entre e mate os mosquitos adultos alojados dentro das residências”, solicitou a supervisora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Vera Lucia Fusisawa.

“É importante lembrar que o fumacê não apresenta risco à saúde da população, pois a concentração de UBV é baixa e devidamente estipulada para que afete apenas os mosquitos, se dissipando rapidamente no ar. Portanto, não existe motivo para que os moradores não colaborem com a ação. Recomendamos, somente, para que protejam os alimentos, pássaros e vasilhas de água dos animais”, destacou a chefe da Divisão de Prevenção à Saúde, Heloisa Dantas.

“Ressaltamos que o fumacê é destinado a matar os mosquitos já adultos e não as larvas, portanto, as ações particulares de combate aos criadouros, realizadas em residências, terrenos e estabelecimentos comerciais devem continuar. Cada pessoa é responsável pela fiscalização de seu espaço e eliminação de locais e recipientes capazes de acumular água. Quando focos dos mosquitos são encontrados os valores das autuações são: R$ 92,60 para as residências, R$ 277,80 para os terrenos e R$ 926,04 para os comércios”, alertou o secretário municipal de saúde, Rogério Sossai.