Escola Maria Montessori incentiva a reciclagem de materiais

 

Publicado em: 19/05/2014 00:00

Whatsapp

 

Projeto visa desenvolver a responsabilidade ambiental desde a infância

Repensar, reduzir, recusar, reutilizar, reciclar, respeitar, reparar, responsabilizar e repassar. Estes são os princípios, conhecidos como 9 R´s, difundidos pela professora Jacira Gomes de Oliveira, da Escola Municipal Maria Montessori que, com o apoio da direção e coordenação pedagógica, vem desenvolvendo o projeto “Reciclar é Preservar”, com os alunos do 4º ano B, do período matutino.

A iniciativa, que tem como finalidade conscientizar a comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação do meio ambiente, contempla os conteúdos abordados na Proposta Pedagógica Curricular e realiza trabalhos aliando questões ambientais com a escrita, a leitura e o cálculo.

“Os 9 R´s, por exemplo, servem para que os alunos tenham a consciência de que todos somos responsáveis pela preservação e cuidado do planeta Terra, chamando a atenção para a questão do consumo e da produção exagerada de materiais e resíduos que, somados, geram uma grande quantidade de lixo prejudicial ao meio ambiente e que pode ser diminuída pela prática da reciclagem”, explicou a professora.

Além das explanações teóricas, os alunos também participam de atividades práticas, transformando resíduos que iriam para o lixo em objetos úteis, como a fabricação de sabão a partir do óleo usado, materiais de campanha contra a dengue, entre outras. “Uma das etapas do projeto aconteceu no Dia das Mães, para o qual foram confeccionadas cestas para presente, utilizando jornais e papelão”, contou Jacira.

Já a diretora da instituição de ensino, Josilaine Cristina da Silva, destacou que o projeto tem alcançado proporções além dos muros escolares. “Por meio desta proposta, os alunos estão aprofundando seus conhecimentos acerca da preservação ambiental e as colocando em prática no convívio familiar e social, atuando como multiplicadores de práticas conscientes e que contribuem para a preservação de nosso habitat”, destacou.

Imagens