Prefeitura apoia pequenos produtores para liberação do Pronaf

Publicado em: 16/06/2014 00:00

Mais de R$ 660 mil de crédito foram aprovados por meio dos projetos elaborados gratuitamente pela Secretaria Municipal de Agricultura

Em Cianorte, uma iniciativa do Governo Municipal, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a agência do Banco do Brasil, tem facilitado a vida de muitos pequenos produtores. Isto porque, juntos, os órgãos orientam e auxiliam os agricultores familiares em todas as etapas de requisição de microcrédito junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf, assegurando o cumprimento das exigências e, consequentemente, aumentando as chances de aprovação.

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, disponibiliza um engenheiro agrônomo que elabora gratuitamente os projetos, individuais ou coletivos, que seriam cobrados por empresas particulares e, desta forma, desde 2013, foram aprovados créditos para investimentos em 22 projetos e para custeio de outros nove que, somados, ultrapassam o valor de R$ 660 mil.

Na última semana, mais um pequeno produtor, que foi assistido pelo Governo Municipal, comemorou a aquisição de um veículo zero quilômetro por meio do Pronaf. A solenidade de entrega foi realizada no estacionamento do Paço Municipal e contou com a presença do beneficiário, Leonardo Schulz (representando seu pai, Sr, Almir Schulz), do prefeito Bongiorno, do deputado estadual Jonas Guimarães, dos secretários municipais Waldiley Domingos (Agricultura) e Nelson Magron Júnior (Desenvolvimento), bem como do agrônomo responsável pelo projeto, José Bataglini.

“A Secretaria de Agricultura auxilia o pequeno produtor com toda a documentação necessária para a liberação do Pronaf que, por meio das mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais do país, presta apoio financeiro às atividades e serviços rurais, agropecuários ou não, desenvolvidos em estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas, exploradas mediante emprego direto da força de trabalho da família produtora rural”, explicou Bataglini.

“O Pronaf constitui uma política pública que tem dado certo. Em Cianorte, o programa já facilitou a aquisição de pick-ups, plantadeira, bovinos e implementos, bem como permitiu a perfuração de poços, reforma e ampliação de casa de ovos e custeou a produção de café, morango, mandioca, hortaliças e soja”, contou Domingos.

“O Governo Municipal, ciente das dificuldades enfrentadas no campo, oferece diversos programas de incentivo ao pequeno produtor. Além da elaboração gratuita do Projeto Técnico de Financiamento para o Pronaf, os agricultores familiares de nosso município também contam com o preparo de terra para plantio da mandioca, equipe técnica de apoio ao desenvolvimento de agroindústrias, feiras para a comercialização de produtos, serviços de um médico veterinário nas propriedades, hora máquina, combate à formiga cortadeira, entre outros”, destacou Bongiorno.