Cianorte recebe a fase final dos Jogos Escolares do Paraná

Publicado em: 23/06/2014 00:00

Solenidade de abertura atraiu um grande público e encantou com apresentações de dança, malabares e pirofagia

Uma intensa movimentação de jovens tem chamado a atenção na Capital do Vestuário. Isto porque, aproximadamente cinco mil atletas, representantes de 31 Núcleos Regionais de Educação, estão na cidade participando da fase final B (12 a 14 anos) dos Jogos Escolares do Paraná (JEP´s). Sediada pela primeira vez por Cianorte, a competição teve a solenidade de abertura realizada na noite de sexta-feira (19), no Ginásio de Esportes Tancredo Neves, atraindo um grande público. Apresentações do CiaCirco Imaginarium, bem como do Ballet Sarah Coelho abrilhantaram o evento com danças, malabares e pirofagia.

“Agradecemos a todos que colaboraram para a realização desta grande festa, em especial a cada aluno e seus familiares, bem como os diretores das escolas municipais e estaduais que, prontamente, abriram suas portas para receber nossos atletas, que terão a oportunidade de conhecer um município belo, organizado e acolhedor”, disse a chefe do Núcleo Regional de Educação de Cianorte, Yolanda Cristina Rodrigues de Godoy que, na ocasião, representou o secretário de Estado da Educação, Paulo Schmidt.

Já o secretário de Estado do Esporte e Turismo, Diego Gurgacz, destacou a magnitude dos JEP´s, o maior evento esportivo estudantil da América Latina. “Primeiramente, transmito as saudações de nosso governador Beto Richa e anuncio com grande satisfação que, neste ano, pela primeira vez, conseguimos a participação dos 399 municípios paranaenses no JEP´s, um evento destinado ao incentivo das práticas esportivas e da amizade. Peço aos nossos jovens, que sonhem alto, pois com força de vontade, tudo podem realizar”, afirmou.

O prefeito Bongiorno, por sua vez, agradeceu a escolha do município para sediar o evento e destacou as potencialidades da Capital do Vestuário. “É com grande alegria que, no ano em que Cianorte comemora seus 61 anos de emancipação política, recebemos a 61ª edição dos JEP´s. Temos a honra de habitar uma cidade bem vista aos olhos do Estado e de oferecer as condições, local e estrutura para a realização de uma competição deste porte”, enfatizou.

O evento também contou com a participação da Guarda Bandeira do Tiro de Guerra 05/011, comandada pelo instrutor, Sargento Edson Silva e foi marcado, ainda, pela entrada do fogo simbólico e acendimento da Pira Olímpica, efetuados pela atleta do atletismo, Vitória Regina Eugênio Vasconcelos, bem como pelo Juramento do Atleta, pronunciado pela aluna do voleibol, Geovana Alves Trindade.

Também prestigiaram a solenidade de abertura: o vice-prefeito, Serginho; o vice-presidente da Câmara Municipal, Valdomiro Gonçalves Pereira; os vereadores Silvio do Pátio, Márcia Pereira e Paulo Renato; o diretor de esportes da Secretaria do Esporte e Turismo, Luiz Antônio Costenaro; a coordenadora geral dos 61º JEP’s, Márcia Regina Tomadon Moreira; o chefe do Escritório Regional do Esporte, Pedro Lucas Pinheiro; o secretário municipal de Esporte e Lazer, Valter Digiorgio; a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa; o coordenador dos JEP’s do Núcleo Regional de Educação de Cianorte, Mário Augusto Junior; bem como prefeitos, vereadores, secretários, diretores e outras lideranças de diversos municípios do Estado.