Programa habitacional transforma a vida de pequenos agricultores

Publicado em: 24/06/2014 00:00

Subsídios tornaram possível a construção de 28 casas próprias na área rural

Em Cianorte, bem como nos distritos de São Lourenço e Vidigal, uma iniciativa do Governo Municipal, com apoio da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e das instituições financeiras Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, está provocando profundas mudanças na vida de 28 famílias da zona rural. Isto porque, por meio de um projeto elaborado gratuitamente pela prefeitura, o grupo foi contemplado com subsídios do Governo Federal para a construção de suas casas próprias, que já se encontram em fase final.

“Trata-se do Programa Nacional de Habitação Rural, um integrante do Minha Casa Minha Vida que visa diminuir o déficit de moradias no campo, facilitando o acesso do agricultor familiar ou trabalhador rural à casa própria, por intermédio de repasse de recursos do Orçamento Geral da União”, contou a secretária Especial do Gabinete, Janda Domingos, uma das responsáveis pela elaboração do projeto.

“O programa é voltado às famílias com propriedades de até quatro módulos e com renda anual de até R$ 15 mil. As cianortenses foram contempladas com subsídios de R$ 28.500 para edificação de suas residências e irão devolver à União apenas 4% do valor recebido, dividido em quatro parcelas anuais de R$ 285, sendo a primeira um ano depois da assinatura do contrato, realizada em agosto de 2013”, explicou Waldiley Domingos, secretário de Agricultura, órgão responsável pelo projeto e orientação dos beneficiários.

O casal Euclides e Irene Momesso, que há 40 anos reside no campo em uma casa de madeira, comemora a edificação da nova residência em alvenaria. “Estamos muito felizes. Sempre quisemos construir nossa casa, mas nunca tivemos condições, pois não é barato e nossa renda é pouca. Para quem mora há tanto tempo em uma casa já debilitada, poder contar com uma nova é maravilhoso. Agradecemos ao Governo Federal por esta oportunidade e ao prefeito Bongiorno por ter feito nossa inscrição”, destacou a beneficiária.

“Esta é uma administração que visa a melhoria da qualidade de vida daqueles que mais precisam. Foi com este objetivo que colocamos uma equipe em campo, viajamos e buscamos recursos para a implantação deste programa. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelas famílias do campo e trabalhamos com empenho, reunindo as que se enquadravam nos requisitos dentro da legalidade e que hoje não estão recebendo um favor, mas sim o que lhes é merecido, ou seja, uma moradia digna e confortável”, destacou o prefeito Bongiorno.