Avançam os serviços de rebaixamento da iluminação pública

Publicado em: 25/06/2014 00:00

Mais de mil postes já se encontram adequados e garantem mais segurança e visibilidade

As noites estão mais claras em Cianorte. Isto porque, as antigas luminárias, localizadas a uma altura média de sete metros do chão, estão sendo substituídas por versões retráteis e instaladas abaixo das copas de árvores, reduzindo a altura para, no máximo, cinco metros. Trata-se do projeto de rebaixamento da iluminação pública que, realizado pelo Governo Municipal, visa aumentar a segurança e visibilidade em ruas e avenidas.

“A primeira fase de execução do rebaixamento, iniciada no final de março, com licitação de aproximadamente R$ 1 milhão para compra e instalação de 2.154 luminárias, atingiu 50% neste mês, ou seja, mais de mil postes já se encontram adequados e a melhoria na iluminação pública pode ser notada e desfrutada em toda a Zona 02 e em partes da área central e Seis Conjuntos”, destacou o secretário de Integração Governamental, Clóvis Bongiorno.

“A prioridade de localidades a serem atendidas foi estabelecida de acordo com um estudo dos bairros com o maior número de árvores de grande porte. Nesta primeira fase, além de terminar a Zona 01 e os Seis Conjuntos, os serviços de rebaixamento também serão realizados nas Zonas 03 e 04”, explicou o secretário de Desenvolvimento, Nelson Magron Júnior.

“Com aproximadamente 70 mil árvores em ruas, avenidas e praças, Cianorte precisa rebaixar todo o acervo da iluminação pública, um trabalho que ultrapassa seis mil luminárias e que será realizado conforme as possibilidades do município. É importante destacar que, além das questões de segurança e de estética que podem ser mais facilmente notadas, a mudança no acervo também gera economia no consumo de energia, uma vez que, instaladas mais próximas das vias, as lâmpadas de 400 watts podem ser trocadas por de 250 nas avenidas e 150 nas ruas”, enfatizou o prefeito Bongiorno.