Prefeitura investe na valorização dos servidores municipais

Publicado em: 25/06/2014 00:00

Por acreditar que o desenvolvimento de uma cidade, estado ou país tem suas bases no trabalho de seus funcionários públicos, o prefeito Bongiorno, juntamente com sua equipe da administração direta, tem dedicado diversos estudos e planejamentos na efetivação de uma política de valorização dos servidores municipais. Somente neste ano, várias medidas foram implementadas para que a prefeitura ofereça ao seu funcionalismo, não apenas o salário pelos serviços prestados, mas melhores condições de trabalho e de remuneração.

Um dos casos de destaque é o dos professores e educadores. Atendendo a uma antiga reivindicação da classe, em 2013 foi elaborado e aprovado o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal que passou a vigorar a partir de fevereiro de 2014, garantindo importantes vantagens, como o pagamento de décimo terceiro salário e de férias aos professores que atuam em jornada suplementar; regularização da hora-atividade; incentivo para a formação em nível de mestrado e/ou doutorado; redução da carga horária semanal; progressão e avanço remuneratório horizontal e vertical; prêmios de assiduidade, entre outros.

Em março, o reajuste salarial, com incidência também no auxílio alimentação, concedido pelo Governo Municipal aos 2100 servidores ativos e inativos foi de 9%, um índice acima da inflação do último ano (5,56%) e superior aos apresentados por municípios da região, como Maringá (5,5%), Paranavaí (5,61%), Engenheiro Beltrão (6,75%), Araruna e Umuarama (7%). Além disso, em função do aumento do grau de vencimento inicial de carreira, também foi realizado o reenquadramento de auxiliares de farmácia, dentistas (20 horas), arquitetos, engenheiros civis, advogados, contadores e assistentes sociais.

Recentemente, em reconhecimento às especificidades do trabalho realizado, os servidores do Setor de Vigilância Sanitária que realizam atividades de campo relativas à fiscalização foram contemplados com uma gratificação no valor de R$ 477,84, o que corresponde um aumento de 39%. Já para reparar a defasagem salarial dos motoristas que atuam no Transporte Escolar, responsáveis pelo acesso diário de inúmeras crianças e adolescentes às instituições de ensino, foi concedida uma gratificação de R$ 865 que representa 80% de aumento.

Segundo o prefeito Bongiorno, tais ações constituem um processo de incentivo, fortalecimento e respeito aos trabalhadores, que será constante em seu mandato. “Os servidores são a ligação entre o poder público e a sociedade, uma vez que são eles os prestadores de serviços essenciais à população, promovendo o desenvolvimento econômico e social de nossa cidade. Assim, manteremos a política de valorização do servidor público sempre atualizada, viabilizando melhores condições de trabalho e de salário, bem como de capacitação, o que reflete diretamente no desempenho de suas funções e no atendimento aos munícipes”, afirmou.