Agentes da Defesa Civil reúnem-se em Cianorte

Publicado em: 26/06/2014 00:00

Representantes do Governo do Estado prestaram orientações sobre a solicitação de recursos à União

Com 151 municípios em situação de emergência por conta das chuvas, o Paraná concentra forças no atendimento às vítimas e reconstrução das cidades. Para isso, as ações governamentais estão sendo reforçadas pela atuação da Defesa Civil, uma entidade formada por voluntários da sociedade e representantes de órgãos militares, de assistência social, clubes de serviço, entre outros, que visa evitar, prevenir ou minimizar as consequências dos eventos desastrosos, bem como socorrer e assistir as populações atingidas.

Como os municípios podem solicitar recursos à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEPDEC) para obras de reconstrução, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil reuniu, na manhã desta quinta-feira (26), no auditório do Paço Municipal de Cianorte, membros de comissões municipais de Defesa Civil de 15 cidades da região, bem como representantes da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Copel e Sanepar para capacitá-los ao correto preenchimento da documentação.

“É necessário confeccionar o Plano de Trabalho que deve ser enviado à SEPDEC, juntamente com o Projeto Básico da obra que se pretende solicitar recursos e o Relatório de Diagnósticos, em até 90 dias a contar da data do desastre. Para isso, estamos prestando orientações e sanando dúvidas”, explicou o responsável pela explanação, Capitão BM Borba, da Defesa Civil do Paraná.

“A reunião foi muito proveitosa. Além das orientações sobre a documentação necessária para requisição de recursos, também foram apresentados importantes dados sobre a prestação de contas e o envio de informações para o sistema online da Defesa Civil”, concluiu o coordenador de operações da Comissão Municipal de Defesa Civil de Cianorte, Fabiano Tomé.