Estação do Ofício comemora formatura de 251 alunos

Publicado em: 27/06/2014 00:00

Solenidade seguida por um delicioso jantar marcou a entrega de certificados

A alegria do dever cumprido e as expectativas de um futuro próspero marcaram a noite da última quinta-feira (26), na qual foi celebrada a conclusão dos cursos oferecidos pela Escola de Qualificação Profissional Básica da Prefeitura de Cianorte, a Estação do Ofício, durante o primeiro semestre de 2014. Autoridades, professores, alunos e seus familiares reuniram-se no salão de festas da ASERC, onde foi realizada uma solenidade seguida por um delicioso jantar. Ao todo, 251 estudantes receberam certificados de capacitação em cabelereiro, auxiliar administrativo, estilista de moda, costura industrial, modelagem, auxiliar de recursos humanos, soldador, artesanato, manicure, maquiagem e design de sobrancelha.

“Somos muito felizes por promover uma mudança de vida tão positiva e significativa na vida de mais 251 pessoas. Agradeço a todos que tornam nosso trabalho possível, em especial, nossos parceiros Sesi/Senai e Senac; o Provopar que, quando o auxílio necessário está fora de nosso alcance, atende os alunos encaminhados com excelência; o secretariado municipal; os vereadores; o deputado estadual Jonas Guimarães; o vice-prefeito Serginho; e o prefeito Bongiorno que, ciente da importância da qualificação profissional, empenha esforços na liberação de recursos para a manutenção e melhoria da escola. Sem estes apoiadores, muitos não teriam a oportunidade de participar de uma formatura”, destacou a diretora da escola, Juliana de Fátima Carandina.

À frente da coordenação da Estação do Ofício desde 2013, Juliana teve sua atuação elogiada por Claudia Nunes Veloso Marchini, secretária do Bem Estar Social, órgão responsável pela instituição de qualificação profissional. “A Juliana se preocupa com cada detalhe e nós a agradecemos pelo empenho e dedicação ao trabalho nesta escola, que faz a diferença na vida das pessoas e, consequentemente, no desenvolvimento social e econômico de nosso município”, afirmou.

“O Sesi/Senai, que tem sua razão de existir na qualificação profissional, sente-se honrado em participar deste momento e deseja que os alunos alcem altos voos, pois são capazes”, enfatizou a coordenadora de Educação da entidade, Jocelene Marin. “Apesar de não contarmos com uma sede no município, nos sentimos cianortenses, pois as condições e estruturas proporcionadas pela prefeitura para a realização de nossos cursos aqui nos faz sentir em casa”, destacou a gerente do Senac de Campo Mourão, Valéria Letícia Alves.

Já o vereador Valdomiro Gonçalves Pereira que, na ocasião, representou o deputado estadual Jonas Guimarães, elogiou os formandos. “As pessoas que buscam a educação são muito valorizadas. Parabéns aos alunos pela formatura. Tenho um carinho especial pela Estação do Ofício, pois esta instituição de ensino tão importante, leva o nome de meu pai”, contou. O presidente da Câmara Legislativa, vereador Dadá, por sua vez, disse que “os alunos se dedicaram ao estudo do curso escolhido e hoje se formam com louvor, porém, quem ganha é o município que, a partir de agora, conta com mais 251 profissionais no mercado de trabalho”.

“É muito gratificante estar prefeito e participar deste momento. Acredito que a função do gestor público é a de proporcionar o bem, principalmente aos que mais precisam de auxílio. Estes cursos, além de apresentarem novas perspectivas de trabalho e geração de renda, também elevam a autoestima dos alunos, que podem realizar o sonho de construir uma carreira digna e próspera na cidade que escolheram para viver, pois Cianorte cresce a cada dia e podemos nos orgulhar de pertencer à 4ª melhor cidade do Paraná”, garantiu o prefeito Bongiorno, referindo-se ao resultado do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal e que, ainda, destacou investimentos na área de segurança pública, saúde, assistência social e infraestrutura.

Para encerrar a solenidade a aluna e poetisa, Leila Ferreira, declamou uma poesia de sua autoria intitulada “Capital do Vestuário”. Também prestigiaram o evento: os vereadores Silvio do Pátio e Márcia Pereira; os secretários municipais Clóvis Bongiorno (Integração Governamental) e Eliab Vieira Moreno (Administração); a chefe da Divisão de Bem Estar Social, Milene Carvalho Coelho; a chefe da Divisão de Indústria e Comércio, Sandra Costa; a coordenadora do Provopar, Neide Ferreira; e o gerente da Agência do Trabalhador de Cianorte, Roberson Morales.