Aumenta o número de beneficiários do Teto Solidário

Publicado em: 30/06/2014 00:00

Em menos de um ano, programa municipal de incentivo à edificação de moradias já contempla 48 famílias

A realização do sonho da casa própria está próxima para mais 16 famílias cianortenses. Isto porque, nesta sexta-feira (27), no auditório da Prefeitura, autoridades reuniram-se para lhes entregar os certificados de enquadramento e participação no Teto Solidário, programa do Governo Municipal que presta auxílio à edificação de residências de até 70 m² para famílias com renda mensal de até três salários mínimos, por meio da doação de materiais como areia, cimento, lajotas, pedras e telhas.

“Promover este programa é muito satisfatório, pois se trata de uma oportunidade ímpar para aqueles que, sozinhos, não conseguiriam construir suas moradias. Parabenizamos cada beneficiário, pois se está aqui é porque tem direito, uma vez que apresentou todos os requisitos necessários”, garantiu Antônio Lino da Silva, chefe da Divisão de Assuntos Comunitários, órgão responsável pelo cadastro e seleção dos beneficiários.

“Como o órgão que presta suporte às ações do Governo Municipal, a Câmara se felicita em fazer parte deste projeto. Nós, vereadores, temos empenhado esforços para promover, com agilidade, o acesso da população aos benefícios concedidos pelo poder público. Assim, elogiamos a iniciativa do prefeito Bongiorno e sua administração, bem como a atuação do deputado estadual Jonas Guimarães junto ao Estado na busca de investimentos em Cianorte”, disse o presidente do Poder Legislativo, Dadá.

“É com grande alegria que participamos deste momento, fruto da administração de gestores vindos de famílias humildes e que trabalham para honrar cada voto recebido. Parabéns ao município que, dentro de suas possibilidades, tem prestado este auxílio e, também, às famílias que o recebem, na luta pela construção da casa própria, que está cada vez mais próxima da vitória”, destacou o deputado estadual Jonas Guimarães.

“Este é mais um compromisso firmado e honrado em prol da camada mais humilde. Neste sentido, aproveito para destacar que, em um ano e meio de mandato, já colocamos em prática mais de 50% de nossas propostas de campanha. Agradeço aos vereadores que, junto conosco, defendendo os interesses da população, tem tornando os projetos possíveis. Não tem satisfação maior do que ver a felicidade nos olhos das pessoas ao ter seus sonhos realizados”, afirmou o vice-prefeito, Serginho.

“Desenvolvimento, para mim, é quando os que têm fome passam a comer, os que sentem frio passam a vestir e aqueles que não possuem onde morar passam a ter um lugar para chamar de seu. Por isso, este programa é tão significativo. Os contemplados, cada um com sua história, são pessoas batalhadoras que, por meio do trabalho, ajudam a cidade a crescer e que já enfrentaram muitas adversidades na vida. Assim, não estão recebendo nenhum favor, pois são merecedoras”, enfatizou o prefeito Bongiorno.

Para Valdemar Gomes Ferreira, pedreiro e um dos beneficiários, o enquadramento no programa é o fato que possibilita iniciar a edificação de sua casa própria. “Morei toda a vida pagando aluguel. Com muito trabalho, há dois anos, minha esposa e eu conseguimos comprar um terreno no Mafra II, mas até então não tivemos condições de construir nada. Esta é nossa oportunidade”, contou.

Implantado em julho de 2013, o Teto Solidário é destinado às famílias com renda mensal de até três salários mínimos, proprietárias de apenas um imóvel e que comprovem residir em Cianorte há, pelo menos, cinco anos. Com os novos beneficiários, o programa já contempla 48 famílias. Também participaram da solenidade: a chefe de gabinete, Glauci Águila Porcel; os vereadores Valdomiro Gonçalves Pereira, Letícia Biggi, Silvio do Pátio e Márcia Pereira; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Daniely Resina; o secretário municipal de Integração Governamental, Clóvis Bongiorno; e o representante da Secretaria de Serviços, Elder Pirelli.