São Lourenço conta com capela mortuária

Publicado em: 30/06/2014 00:00

Com estrutura moderna e funcional, prédio representa um investimento de R$ 250 mil e mais conforto a comunidade

Uma solenidade realizada na última sexta-feira (27) reuniu autoridades e munícipes para celebrar o término da construção dos 204,73 m² da capela mortuária do distrito de São Lourenço, bem como para oficializar a entrega do prédio à população. Localizada ao lado do cemitério, a obra possui duas salas de velório, sendo cada uma composta por suíte, copa, banheiros para cadeirantes e varanda. Um investimento de aproximadamente R$ 250 mil, com recursos próprios do município, que inclui, ainda, um estacionamento.

A capela leva o nome do saudoso Manoel Inácio da Costa que, vindo de Marialva/PR, em 1959, fixou residência na zona rural de São Lourenço, juntamente com sua esposa, Ana Basilici da Costa e quatro filhos pequenos. Como pioneiro, acompanhou todo o desenvolvimento do distrito, onde se dedicou à lavoura do café e criou sete filhos, sendo que cinco ainda residem no local. Manoel faleceu em 1975, aos 56 anos, vítima de câncer no intestino.

“Em nome de toda família, agradeço a sensibilidade das autoridades em homenagear meu pai, concedendo seu nome a esta obra e, assim, eternizando sua trajetória de vida, um exemplo de honestidade, determinação e força, na história do distrito. Estamos muito felizes”, garantiu Manoel Inácio da Costa Filho que, ainda, destacou e agradeceu a presença dos demais familiares, alguns vindos de outras cidades para participar da solenidade.

“Agradeço a sensibilidade do prefeito, bem como dos meus colegas vereadores, por aprovarem, por unanimidade, o projeto de lei de minha autoria que propôs conceder o nome do pioneiro Manoel Inácio da Costa, meu tio e um grande desbravador do distrito a esta obra tão importante para a comunidade local. Estamos lisonjeados”, contou o presidente da Câmara Municipal, Dadá.

“Uma capela mortuária não é o sonho de ninguém, no entanto, é uma estrutura tão necessária à sociedade quanto outros logradouros públicos, como um ginásio de esportes, uma escola ou uma unidade de saúde. Esta obra, ecologicamente correta, destaca-se pela qualidade. Quem entende de construções pode atestar que foi muito bem feita”, afirmou Nelson Magron Júnior, secretário de Desenvolvimento Municipal, órgão responsável pelo projeto e fiscalização da obra.

“Para minha família, que também chegou a São Lourenço em 1959, acompanhou e trabalhou pelas conquistas do distrito, como a chegada do asfalto, segundo grau, ginásio de esportes e posto de saúde, participar deste momento é muito gratificante. Esta é mais uma obra que evidencia o crescimento da localidade e a atenção do Governo Municipal. Expresso minha admiração pelo homenageado e parabenizo São Lourenço pelo seu desenvolvimento”, disse o deputado estadual Jonas Guimarães.

“O maior objetivo de nossa administração é proporcionar qualidade de vida a população e este é mais um compromisso honrado para com a comunidade distrital que, com esta capela mortuária, encontra conforto no momento de despedida de seus entes queridos, não mais tendo que realizar o velório em suas residências ou em locais improvisados”, destacou o vice-prefeito, Serginho.

“É uma honra estar prefeito e poder realizar a entrega desta obra. Sabemos que este é um lugar que compareceremos com pesar e tristeza, mas seus serviços são de suma importância e prestam suporte para enfrentar a perda da pessoa querida. Temos um carinho grande por São Lourenço, uma localidade habitada por pessoas trabalhadoras e que merecem ter seus anseios atendidos. Entre outras realizações, reformamos o posto de saúde, inauguramos um campo de futebol suíço com uma estrutura ímpar, fizemos asfalto, estamos construindo casas rurais, vamos entregar as 142 casas do Residencial Manoel Ruiz e iluminar toda a extensão da pista de caminhada”, enfatizou o prefeito Bongiorno.

Também prestigiaram a solenidade: o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Valdomiro Gonçalves Pereira; o administrador distrital, Gilberto José da Silva; o comandante da Polícia Rodoviária de Cianorte, 1º Sargento Geberson Lisboa; a chefe de gabinete, Glauci Águila Porcel; os secretários municipais Eliab Vieira Moreno (Administração), Clóvis Bongiorno (Integração Governamental), Maria Neuza Casassa (Educação e Cultura), Wanderley Fernandes (Indústria e Comércio) e José Ícaro Monteiro Maranhão (Meio Ambiente); bem como chefes de divisões, diretoras de escolas, representantes de entidades e munícipes.