Bongiorno e Jonas Guimarães anunciam Centro de Especialidades

Publicado em: 03/07/2014 00:00

Com aval do Governo Estadual, prefeitos do Ciscenop discutem possibilidades de implantação da unidade de saúde

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (03), na Prefeitura de Cianorte, lideranças dos municípios componentes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Noroeste, o Ciscenop, receberam a notícia de uma importante conquista: um Centro de Especialidades do Paraná (CEP) para a região. O anúncio foi realizado pelo prefeito e presidente do consórcio, Bongiorno, juntamente com o deputado estadual Jonas Guimarães.

“É com grande satisfação que anunciamos mais esta conquista para a região que, neste último mandato, já soma mais de R$ 20 milhões em investimentos do Governo Estadual somente na área da saúde, para melhorias da infraestrutura e aquisição de equipamentos, ambulâncias e outros veículos. Todos sabemos que, apesar das dificuldades, temos avançado bastante”, destacou o deputado Jonas.

“O CEP corresponde a um empreendimento do Governo do Paraná que funciona como uma importante ferramenta da atenção secundária, sendo uma unidade ambulatorial de alta resolubilidade que oferta, num mesmo espaço, consultas e exames especializados, atendimento com equipe multiprofissional e cirurgias eletivas ambulatoriais”, explicou a diretora da 13ª Regional de Saúde, Adriana Batista Gonçalves, representante do Governo Estadual responsável pela apresentação do projeto aos presentes.

“Pleiteamos esta instituição de saúde junto ao Governo do Estado e recebemos um parecer positivo. Porém, para que se concretize, é necessário o comprometimento de cada prefeito e secretário de saúde dos municípios integrantes do Ciscenop, pois se trata de um grande empreendimento. Os recursos estaduais previstos para a execução da obra são de R$ 6 milhões e Cianorte, como sede do consórcio, precisa oferecer, em contrapartida, o terreno”, explicou Bongiorno.

“Dada a importância do CEP e os prazos que temos para a tomada de decisões, marcamos uma reunião com todos os prefeitos do Ciscenop para a próxima segunda-feira, dia 07 de julho. Entre as questões que serão discutidas estão a participação e responsabilidade de cada município, doação do terreno, elaboração do projeto e licitações”, contou a secretária executiva do consórcio intermunicipal, Andréia Fancelli.

Também participaram do encontro: os prefeitos Roberto Corretado (Rondon), Paulinho Mineiro (Indianópolis) e Tatinha (Jussara); o vice-prefeito de Japurá, Otávio; o presidente do Cresemas de Tuneiras do Oeste, Custódio; o vice-presidente da Câmara Municipal de Cianorte, Valdomiro Gonçalves Pereira, bem como os vereadores Letícia Biggi, Silvio do Pátio, Márcia Pereira e Sergio Mendes; o vereador de Tuneiras do Oeste, Celso Fidelis; secretários municipais; representantes de hospitais e conselhos; chefes de núcleos do Estado; e profissionais da saúde.