Autoridades entregam 142 casas em São Lourenço

Publicado em: 07/07/2014 00:00

Grande solenidade celebrou a inauguração do Conjunto Residencial Manoel Ruiz

A emoção tomou conta do distrito de São Lourenço nesta sexta-feira (04). Isto porque, no período da manhã, o Governo Federal, Caixa Econômica e a Prefeitura de Cianorte promoveram a entrega de residências do Programa Minha Casa Minha Vida a 142 famílias com renda mensal de até R$ 1.600 (Faixa I). A solenidade reuniu centenas de pessoas e oficializou a inauguração do Conjunto Residencial Manoel Ruiz, um empreendimento que recebeu mais de R$ 7 milhões do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

Cada moradia possui 42,97 m², divididos em dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço externa, com piso cerâmico em todos os ambientes. As casas estão avaliadas em R$ 52 mil cada, sendo que cinco delas foram adaptadas para Portadores de Necessidades Especiais (PNE). O Conjunto Residencial é equipado com infraestrutura completa, composta por meio fio, pavimentação de asfalto e redes de água potável, esgotamento sanitário com tratamento, energia elétrica com iluminação pública e disponibilidade de acesso ao transporte público.

O nome do empreendimento é uma homenagem ao senhor Manoel Ruiz Martins que, nascido em 1924 no estado de São Paulo, no decorrer da vida casou-se com a senhora Francisca Garcia Ruiz, com a qual teve 10 filhos e, em 1961, fixou residência no distrito de São Lourenço na chácara em que hoje está edificado o Conjunto Residencial. Manoel viveu no local até 1969 e faleceu em 2006. “Meu pai foi homem honesto e que, com muito trabalho, contribuiu para o desenvolvimento do distrito. Em nome da família, agradeço a homenagem”, disse dona Zoraide Guimarães, filha de Manoel Ruiz, acompanhada pelo seu marido, o ex-prefeito Edno Guimarães.

“É muito satisfatório estar prefeito e poder compartilhar da alegria destas pessoas, expressa em olhares emocionados, sorrisos e abraços. Parabéns ao ex-prefeito Edno pela iniciativa deste projeto que hoje temos a felicidade de concretizar. Sempre digo que nosso céu na Terra é o nosso lar. Desejamos que, com a estabilidade da casa própria, estas famílias sejam imensamente felizes”, destacou o prefeito Bongiorno.

Já o superintendente regional da Caixa, Luiz Carlos Costa Formigari, agradeceu e destacou a importância das parcerias. “É muito gratificante ver estas famílias recebendo uma moradia digna, resultado da parceira entre as esferas governamentais e a Caixa Econômica que cumpre uma missão além da instituição financeira, atuando na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável”, garantiu.

“É uma felicidade muito grande. Há muito tempo que a gente tentava conseguir a casa própria e agora temos a realização do sonho. Estou indo buscar os materiais para fazer a limpeza e, no período da tarde, já vamos fazer a mudança”, contou Adriana Francisca da Silva, beneficiária do MCMV e que residirá com seu marido e duas filhas.

Também prestigiaram a solenidade: o presidente da Câmara Municipal, Dadá, acompanhado pelos vereadores Valdomiro Gonçalves Pereira, Silvio do Pátio, Letícia Biggi e Márcia Pereira; secretários, chefes de divisões e servidores municipais; militares; representantes da Construtora Por do Sol, responsável pelas obras; entre outras autoridades.