Reforma e ampliação de UBS: mais qualidade de vida na Vila Operária

Publicado em: 08/07/2014 00:00

Investimento de R$ 270 mil beneficia a comunidade local com infraestrutura moderna e completa

Aumentar o acesso aos serviços de atenção básica e promover a melhoria do cuidado ofertado são os principais objetivos do Governo Municipal ao efetuar a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor 03. As obras, iniciadas em janeiro, estão 72% executadas e representam um investimento de aproximadamente R$ 270 mil, com recursos oriundos do Ministério da Saúde e contrapartida da Prefeitura, garantindo que, em breve, a comunidade da Vila Operária conte com uma moderna e completa infraestrutura de atendimento à saúde.

Os 163,10 m² que a UBS possuía inicialmente estão sendo reformados e outros 137,70 m² foram construídos, uma ampliação que agrega à instituição de saúde uma farmácia, salas específicas para inalação, esterilização e expurgo, entre outras estruturas para administração do local, como um escritório, copa, lavanderia, almoxarifado e vestiário para os funcionários.

“Já a reforma inclui, entre outros, a revitalização do piso, pintura, sistemas hidráulico, elétrico e de comunicação, bem como a substituição de portas e janelas, e a adequação, principalmente dos banheiros, para o acesso de cadeirantes. Os consultórios médico, odontológico e ginecológico, bem como as salas de vacina e curativo, são as principais estruturas a serem aperfeiçoadas”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento, Nelson Magron Júnior.

“Para que as obras pudessem ser realizadas, o atendimento da UBS foi transferido para o Salão da Paróquia São Vicente de Paulo, também localizado na Avenida Pernambuco, onde é realizado normalmente, observando os requisitos de salubridade. A previsão é de que as obras terminem em dois meses”, lembrou o secretário municipal de Saúde, Rogério Sossai.

“Nosso objetivo é estruturar e fortalecer a rede municipal de atenção básica, provendo as condições condizentes com o trabalho desempenhado pelos profissionais e que assegurem qualidade à população usuária dos serviços de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. A comunidade da Zona 03, composta por gente batalhadora, anseia e merece contar com um atendimento eficaz, acolhedor e satisfatório”, destacou o prefeito Bongiorno.