Autoridades celebram as novas instalações da Biblioteca e Núcleo Tecnológico

Publicado em: 10/07/2014 00:00

Solenidade reuniu um grande público e foi marcada pela apresentação de monólogo

Oferecer aos cianortenses um local apropriado, confortável e motivador para a prática da leitura, pesquisa e realização de trabalhos escolares foi o objetivo do Governo Municipal ao providenciar novas instalações para a Biblioteca Pública e o Núcleo Tecnológico. Uma solenidade, realizada na manhã desta quinta-feira (10), reuniu autoridades, profissionais da educação, alunos e munícipes para celebrar o início dos atendimentos no imóvel situado na Rua Ouro Verde, nº 79, na região central.

“Agradeço a todos que abraçaram conosco esta mudança e nos proporcionaram as condições de efetuá-la. O espaço interno, de 185 m², foi adequado às finalidades e abriga os mais de 10 mil livros do acervo municipal, bem como computadores com acesso à internet. Além disso, os 296 m² de área livre possibilitam a realização de atividades diferenciadas, como oficinas de leitura e mostras culturais”, disse a chefe da Divisão de Cultura, Silvana Camargo.

“As novas instalações correspondem aos anseios dos usuários e se destacam pela boa localização, acessibilidade, amplitude e comodidade. Agradecemos ao prefeito Bongiorno, pelo apoio e fornecimento de todas as condições necessárias para a concretização deste objetivo, e convidamos a população, em especial as crianças, para que utilize este espaço de informação e conhecimento e que é de todos”, ressaltou a secretária de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa.

Já o presidente da Câmara Municipal, Dadá, acompanhado pelos vereadores Valdomiro Gonçalves Pereira, Silvio do Pátio e Zezão do Planalto, elogiou a iniciativa. “Este local realmente é muito agradável e ficou bem organizado. Parabéns ao Executivo pela preocupação em oferecer aos munícipes um espaço como este. Nesta oportunidade, reiteramos nosso apoio e parceria nas ações que defendem e atendem os interesses da população”, afirmou.

Para o prefeito Bongiorno, a Biblioteca e o Núcleo Tecnológico possuem um papel social muito importante. “A leitura é a porta de entrada para o conhecimento e, também, para o entretenimento e lazer. É por meio dela que aprimoramos o Português e nossa capacidade de redigir, bem como vivenciamos as mais diversas histórias reais ou fictícias, por isso, é tão satisfatório oferecer as condições necessárias para sua prática. Espero, que em breve, este espaço tão amplo se torne pequeno para o número de pessoas conquistadas pela leitura”, enfatizou o gestor municipal.

A solenidade foi encerrada com a apresentação de um monólogo, pela professora Juliana de Souza Maciel, sobre “As mil e uma noites”, uma das mais famosas obras da literatura mundial. Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Cecília, que acompanharam o evento, ficaram encantados e ao afirmarem ter gostado da apresentação, a professora anunciou uma boa notícia: “Sherazade era uma ótima contadora de histórias, fabulosas e envolventes, e muitas delas podem ser encontradas e lidas aqui”, contou Juliana.