Prefeitura reativa Conselho Municipal de Cultura

Publicado em: 11/07/2014 00:00

Composto por 20 membros e com comissão diretiva eleita, órgão inicia as atividades

Profissionais da arte, dança, música, educação, fotografia, teatro, literatura e segmentos afins reuniram-se no auditório da Prefeitura, na tarde desta quinta-feira (10), para tratarem da reativação do Conselho Municipal de Cultura que, criado no ano de 1.991, pela Lei nº 1.356/91, para promover o desenvolvimento artístico-cultural de Cianorte, passou por reformulação em 1.993 e, logo depois, paralisou suas atividades.

“O conselho possui um papel fundamental no fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas. Sua reativação constitui uma reivindicação antiga, não só das pessoas ligadas aos segmentos artísticos, mas da população como um todo, que anseia por uma política cultural atuante, capaz de promover estrutura, oferecer espaço aos profissionais e opções de acesso aos munícipes”, destacou Silvana Camargo, chefe da Divisão Municipal de Cultura, órgão que mobilizou a iniciativa.

Após a explanação da legislação e outras questões referentes ao funcionamento do órgão, os presentes realizaram uma votação para a escolha da comissão diretora, sendo eleitos: como presidente, Silvana Camargo; vice-presidente, Sarah Coelho; 1ª secretária, Dora Lúcia Garcia e sua suplente, Liz Oswald; 2ºsecretário, Marcos Roco e seu suplente, Leandro R. de Oliveira; e como 1º tesoureiro, Anderson Theodoro e sua suplente, Margaria Pasin.

Assim, os 20 membros do Conselho Municipal de Cultura, que se reunirão às 16 horas da primeira quinta-feira de cada mês, oficializaram o início das atividades do órgão. “Entre as ações que serão colocadas em prática destacam-se a realização de oficinas de leitura e contação de histórias na Biblioteca Pública Municipal, a implantação do Projeto 5ª Cultural, pelo qual ocorrerão apresentações artísticas e culturais na Casa da Memória nas noites de quintas-feiras, ministração de aulas de instrumentos musicais à comunidade e a promoção da Semana Cultural entre os dias 10 e 16 de novembro”, contou Silvana.