Gestores de saúde da região discutem Plano Operativo Anual

Publicado em: 15/07/2014 00:00

Documento define metas de qualidade e atendimento para os serviços prestados por hospitais

Representantes dos municípios integrantes da 13ª Regional de Saúde reuniram-se na manhã desta terça-feira (15), no auditório da Prefeitura de Cianorte para a discussão e elaboração do Plano Operativo Anual (POA) que, entre outros, é composto por metas de qualidade, atendimento e aprimoramento de gestão dos procedimentos realizados pelos hospitais com os quais possuem contratos.

“Este é um documento que serve para assegurar que a produtividade e o atendimento ocorram de acordo com os recursos federais e municipais destinados à prestação de serviços hospitalares, evitando pagamentos por procedimentos não realizados”, explicou Marina R. S. Martins, membro do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da 13ª Regional e coordenadora das atividades da reunião.

“Uma comissão especial, formada por servidores de diversos órgãos, como secretarias, conselhos e Regional, realiza avaliações mensais e verifica o cumprimento das metas estipuladas”, afirmou a diretora da 13ª Regional de Saúde, Adriana Batista Gonçalves.

As instituições que prestam serviços hospitalares públicos na região, mediante a contratualização com os municípios, são a Santa Casa e o Hospital e Maternidade São Paulo, ambos localizados em Cianorte. O Plano Operativo Anual trata de procedimentos, internações e cirurgias eletivas, sendo válido por 12 meses e o recém-formulado passará a vigorar a partir do mês de setembro.