CAPSECI apresenta relatório com rendimento positivo de mais de 8 milhões de reais

Publicado em: 16/07/2014 00:00

Prefeitura Municipal aumentou o repasse do valor patronal a entidade de 17 para 18% para ajudar na amortização do déficit da entidade

A Caixa de Aposentadorias e Pensões dos Servidores Públicos Municipais de Cianorte – CAPSECI – apresentou ao Conselho Fiscal um relatório de gestão com resultados positivos. Entre os meses de julho de 2013 e junho deste ano, a entidade passou por mudanças em sua estrutura física e na forma de administração que podem ser verificadas em números: Reestruturação dos fundos de aplicação, saindo de um déficit de R$ 1,29 milhões para um superávit de R$ 2,18 milhões; Aumento do caixa monetário de aproximadamente R$ 22 milhões em junho de 2013 para quase R$ 31 milhões atualmente, e um rendimento superavitário de pouco mais de R$ 8 milhões, com uma média de R$ 670 mil/mês. A autarquia possui também 21 imóveis, no valor total de R$ 9 milhões.

Além de toda reestruturação, a CAPSECI vem recebendo ajuda da Prefeitura Municipal para abater o déficit atuarial. Através da iniciativa do prefeito, a Prefeitura aumentou o valor do repasse patronal feito a CAPSECI de 17 para 18%, calculado sobre a folha de pagamento dos servidores; mensalmente, a autarquia recebe um aporte da Prefeitura no valor de R$ 185.000,00 para amortização do déficit, e existe ainda a previsão de doação de terrenos do município para o abatimento dessa dívida.

De acordo com o prefeito Bongiorno, essas ações da prefeitura têm o objetivo de manter a entidade em boas condições financeiras para melhor atender aos inativos. “Todo aquele que trabalha a vida inteira precisa ter garantida sua tranquilidade na hora da aposentadoria. Por isso nós ajudamos a CAPSECI, para nossos servidores terem sua aposentadoria garantida”.

O superintendente da CAPSECI, Diego Faciroli Ferreira, explica que a CAPSECI é uma entidade com credibilidade, gerida e administrada através dos conselhos exigidos pelo Ministério da Previdência Social – Conselhos de Administração e Fiscal e Comitê de Investimentos. “O regime próprio de previdência sofre todas as fiscalizações feitas pelo Ministério da Previdência e nossos conselhos são formados por servidores eleitos e com participação ativa na administração. Então nada é feito sem a aprovação dos servidores e fora das regras do Ministério”.