Expresso da Leitura reinicia atividades de contação de histórias

Publicado em: 16/07/2014 00:00

A solenidade reuniu as crianças da escola Lídia Usuy Ohi e foi marcada pela narração interativa da história da Branca de Neve

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura reiniciou, nesta quarta-feira (16), as atividades de contação de histórias do Expresso da Leitura, que recentemente passou por uma revitalização completa. A solenidade aconteceu na Escola Municipal Lídia Usuy Ohi e reuniu autoridades, profissionais da educação e os alunos da escola.

O Expresso da Leitura, um ônibus articulado que funciona como uma biblioteca itinerante, visita as escolas e centros de educação infantil do município levando uma variedade de obras literárias infantis aos estudantes. O acervo é formado por 1.800 livros a disposição das crianças, que também podem apreciar as histórias através do sistema de áudio do ônibus.

A Coordenadora Educacional e Pedagógica de Programas e Projetos da Secretaria de Educação e Cultura, Cláudia Fernandes Barros, agradeceu a todos os envolvidos na revitalização do Expresso da Leitura, “que todas as crianças aproveitem ao máximo esse espaço de conhecimento”. Já a Assessora Educacional do Ensino Fundamental, Zilma Lehmckuhl de Lima falou sobre essa ferramenta de trabalho, “que complementa as atividades pedagógicas dos professores de forma lúdica”.

“Hoje é um dia muito especial, há uma semana entregamos as novas instalações da Biblioteca Municipal e hoje estamos devolvendo o Expresso da Leitura todo revitalizado e com uma nova contadora de histórias. A leitura faz a diferença no dia a dia, como diz o prefeito Bongiorno: se não é pela leitura o aprendizado, então não por nenhum outro meio”, comemorou a secretária de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa.

Já a vereadora Márcia Pereira elogiou o trabalho da Educação e a importância do Expresso da Leitura. “É emocionante ver esse ônibus adaptado em biblioteca e a forma como a professora conta as histórias, como se fossem reais, é muito lindo”, afirmou.

Para o prefeito Bongiorno a leitura tem um papel social muito importante. “É a porta de entrada do conhecimento, por isso devemos incentivar as crianças desde pequenos a lerem muito. O Expresso da Leitura gera muita expectativa nas crianças que ficam querendo o ônibus na sua escola, por isso fico muito satisfeito por poder devolver o Expresso revitalizado, com um espaço confortável e muitos livros para as crianças praticarem a leitura”, enfatizou.

O gestor municipal falou ainda sobre a equipe educacional do município. “A educação é uma grande responsabilidade e eu enquanto gestor acertei na escolha da equipe de profissionais, que recebem muitos elogios pelo trabalho desenvolvido”.

A solenidade foi encerrada com a história da Branca de Neve, que foi narrada pela nova contadora de histórias do Expresso da Leitura, Juliana de Souza Maciel, com a ajuda das crianças presentes, de forma interativa.

Estiveram presentes ao evento a diretora da Escola Lídia Usuy Ohi, Rosilda Naves da Silva Lucio, a chefe de gabinete, Glauci Aguila Porcel, a secretária de Bem Estar, Claudia Nunes Veloso Marchini, a chefe da divisão de Cultura, Silvana Camargo, a assessora de Educação Infantil, Valquíria Charles e a representante do Sesi, Sidneia Capela. Além das diretoras das escolas e centros de educação infantil e a equipe da Secretaria de Educação e Cultura.