Coordenadores pedagógicos participam de capacitação sobre distúrbio auditivo

Publicado em: 16/07/2014 00:00

Palestra faz parte da Formação Continuada do município e teve como objetivo treinar os participantes para identificar possíveis casos de alunos com distúrbios auditivos

Coordenadores pedagógicos das Escolas Municipais de Cianorte participaram nesta quarta-feira (16) de uma capacitação da Educação Especial com o tema Distúrbio do Processamento Auditivo Central. A palestra, ministrada pela fonoaudióloga Ana Claudia Carvalho Cossichi, faz parte das ações da Formação Continuada do município e contou com a participação de 60 coordenadores.

Os principais objetivos dessa capacitação são oferecer aos participantes ferramentas para identificar possíveis casos de alunos com distúrbios auditivos, subsidiar estratégias de intervenção dentro das escolas do município e esclarecer sobre as avaliações fonoaudiológicas.

A coordenadora pedagógica e educacional de educação especial – inclusão e diversidade, Juliana Turetti Romeiro Peruci, explicou que crianças com distúrbio auditivo do processamento central não são deficientes auditivos, “elas escutam mas não conseguem compreender a informação, elas não conseguem manter a atenção no que está sendo falado”. A coordenadora disse ainda que esses alunos precisam de um direcionamento e estratégias diferenciadas do professor.

Quando os alunos são identificados com o distúrbio, são levados para a fonoaudióloga, que faz a avaliação e repassa para a escola. Quando necessário, o aluno é encaminhado para a intervenção em sala de recursos multifuncionais do tipo 1, que conta com professores da educação especial e materiais próprios para o aprendizado desse aluno.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa falou sobre a importância de investir na capacitação dos professores. “A formação continuada dos professores e profissionais da educação proporciona aos nossos colaboradores uma visão ampla do processo educacional e isso reflete-se na qualidade do ensino na sala de aula. E identificar alunos que tenham necessidades especiais de aprendizagem é fundamental para garantir que essa qualidade alcance a todos”.