13ª Regional de Saúde participa de capacitação para controle da tuberculose

Publicado em: 16/07/2014 00:00

Com 81,5% de cura e abandono do tratamento nulo, municípios precisam investir no diagnóstico precoce da doença

O auditório da Câmara Municipal de Cianorte contou com uma diferente movimentação nesta quarta-feira (16). Isto porque, a Secretaria de Saúde do Paraná, por meio do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, reuniu profissionais e gestores dos 11 municípios integrantes da 13ª Regional de Saúde para uma capacitação sobre a detecção e tratamento da doença.

“O Paraná possui uma das menores taxas de incidência da tuberculose no Brasil, com 20 a 22 por 100 mil habitantes, mas nosso objetivo é o de erradicá-la. Para isso, a Secretaria de Saúde investe na divulgação e implantação de estratégias de combate à doença que, para ser eficaz, necessita do compromisso político, detecção precoce, esquemas padronizados, Tratamento Diretamente Observado, suprimento regular e ininterrupto de medicamentos, bem como de um sistema de registro e notificação de casos”, explicou a médica e coordenadora do Programa, Dra. Betina Mendez Gabardo.

Segundo dados do monitoramento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, nos últimos anos, 81,5% dos casos da 13ª Regional são de cura e o abandono de tratamento é nulo. “Por isso, os municípios estão de parabéns. No entanto, com um índice de 3,7% de óbitos, mais que o dobro do apresentado pelo Estado, é evidente que precisam investir mais na detecção precoce da doença, pois é o diagnóstico tardio que prejudica o sucesso do tratamento”, destacou a coordenadora.

Assim, a capacitação teve como enfoque o Tratamento Diretamente Observado (TDO), uma estratégia para aumentar os índices de cura e diminuir os de abandono do tratamento, que prevê a administração de medicamentos sob a supervisão de um técnico da equipe de saúde, por no mínimo seis meses. “O trabalho é complexo, porém muito satisfatório. Não existe gratificação maior do que ver o paciente ganhando peso, reestabelecendo seus vínculos familiares e retomando suas atividades sociais. Assim, nos comprometemos em aplicar com empenho as estratégias apresentadas”, garantiu a diretora da 13ª Regional de Saúde, Adriana Batista Gonçalves.

Entenda a tuberculose
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Os principais sintomas são: tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro; febre baixa; suor noturno; falta de apetite; perda de peso; cansaço; fraqueza; bem como dores no peito e nas costas.
A transmissão é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. A prevenção da tuberculose consiste na cura de quem tem o mal para evitar que a bactéria seja passada adiante.