Cocamar incentiva o cultivo de eucalipto por cianortenses

Publicado em: 17/07/2014 00:00

Profissionais ligados à gestão apresentaram informações sobre o mercado

Diante da crescente demanda por madeira de eucalipto para a geração de energia para abastecer seu consumo interno, bem como o de outras cooperativas e empresas, a Cocamar passou a incentivar o plantio da espécie por meio do Projeto Energia, pelo qual profissionais ligados à gestão do cultivo promovem reuniões técnicas com produtores em potencial para a apresentação de dados sobre a positividade do mercado.

Na última quarta-feira (16), no auditório da Prefeitura de Cianorte, a iniciativa reuniu produtores, cooperados e prestadores de serviços de plantio e colheita com o objetivo de conquistar empreendedores. O engenheiro agrônomo da área de Produção Agrícola da Cocamar, Renato Watanabe, apresentou o Projeto Energia e abordou a viabilidade econômica da cultura. “Nosso objetivo é o de implantar e fomentar a cadeia florestal no noroeste do Estado”, afirmou.

A engenheira florestal, Sueli Sato Martins, por sua vez, discorreu sobre o mercado existente na região, destacando os vários setores que demandam a energia de biomassa e, também, prestou orientações sobre como deve ser feita a implantação de florestas de eucalipto.

Já o prefeito Bongiorno, elogiou a iniciativa e enfatizou a importância do eucalipto para a economia. “Este tipo de madeira é a alternativa sustentável ao uso de árvores nativas e tem inúmeras aplicações em diversos setores. Tenho certeza de que o investimento em seu cultivo, caracterizado pela capacidade de adaptação e rápido crescimento, não será perdido”, afirmou. A reunião também contou com a apresentação das linhas de crédito do Banco do Brasil para reflorestamento.

[