Valor Bruto da Produção agropecuária cianortense cresce 21%

Publicado em: 18/07/2014 00:00

Maior parte do aumento deve-se ao setor avícola e seus subprodutos

Mais uma vez, a agricultura da Capital do Vestuário comemora números recordes e se destaca no cenário estadual. Isto porque, o Valor Bruto da Produção de 2013, um índice de frequência anual que é calculado com base na produção agrícola e pecuária, bem como nos preços recebidos pelos produtores, foi de mais de R$ 420 milhões, um valor 21% superior ao de 2012. Os dados são do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

“Diversos fatores contribuíram para este ótimo desempenho. Entre eles, destacam-se o clima favorável, o aumento de preços, o apoio do governo municipal, a adoção de tecnologia e linhas de crédito acessíveis. A maior parte deste aumento deve-se ao setor avícola, principalmente ao frango de corte, e seus subprodutos, como a cama de aviário, que somam aproximadamente R$ 2,5 milhões”, destacou o secretário municipal de Agricultura, Waldiley Domingos.

Já o prefeito Bongiorno exaltou a importância da agropecuária para o desenvolvimento econômico do município. “Cianorte apresenta a 21ª maior arrecadação de ICMS do Paraná e a produção agroindustrial é a responsável por grande parte. Além disso, o setor agrícola representa 17% do PIB municipal e assegura o equilíbrio econômico do município, enquanto outros segmentos oscilam. Parabéns aos empresários, produtores, agricultores familiares e demais pessoas que representam o setor. Nossa cidade tem orgulho de contar com trabalhadores assim”, enfatizou.