Defensoria Pública do Paraná completa seis meses em Cianorte com 900 pessoas atendidas

Publicado em: 22/07/2014 00:00

O órgão atende a população com renda familiar de até três salários mínimos, com prioridade para as demandas judiciais das varas da infância e juventude, criminal e execução penal

Com os trabalhos iniciados no dia 22 de janeiro, a unidade da Defensoria Pública do Paraná (DPPR) completa hoje seis meses em Cianorte com motivos para comemorar. Durante o período, foram atendidas em média 150 pessoas por mês, entre atendimentos presenciais, no fórum, na delegacia e na penitenciária de Cruzeiro do Oeste. Com sede em imóvel cedido pela Prefeitura, o órgão foi instalado no município graças a articulação do Poder Executivo Municipal.

A DPPR de Cianorte conta com dois defensores públicos, os advogados Francine Amorese e Gilson Rogério Duarte de Oliveira, e atende a população com renda familiar de até três salários mínimos e que não podem arcar com os custos dos honorários advocatícios sem comprometer o sustento doméstico. As áreas prioritárias de atendimento são as demandas judiciais das varas da infância e juventude, criminal e execução penal, além do atendimento jurídico à comunidade carcerária da Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste.

De acordo com o defensor público Gilson, esse atendimento jurídico à penitenciária possibilitou a abertura de novas vagas. “A penitenciária estava parcialmente interditada por não prestar atendimento jurídico. Com a Defensoria Pública novas vagas foram abertas no local, beneficiando Cianorte, que envia os condenados para cumprir pena em Cruzeiro do Oeste, desafogando a delegacia da Polícia Civil do município”, ressaltou.

Ainda segundo o defensor, a unidade da DPPR presta orientações jurídicas nas varas da família, consumidor e cível. “Fazemos também um atendimento telefônico para aqueles que não conseguem se deslocar até o município mas têm alguma causa a resolver aqui, que seja da alçada da Defensoria”, explicou Gilson, que informou também que atualmente a unidade de Cianorte conta com uma assessora jurídica, dois técnicos administrativos e quatro vigias, estes contratados no município, “o que gera emprego e renda para Cianorte”.

“A defensoria gratuita é um dos direitos fundamentais do cidadão e representa um grande passo para a construção de uma sociedade mais igualitária. Por isso, lutamos pela instalação da Defensoria Pública em Cianorte e fico muito feliz em chegar a seis meses de atendimento com uma grande procura por parte da população, o que mostra que acertamos em lutar pela instalação da unidade aqui”, afirmou o prefeito Bongiorno.

A DPPR de Cianorte está localizada na Avenida Brasil, 213 (ao lado do Procon). O atendimento presencial é realizado às terças e quartas-feiras, das 09h00 às 11h30. Para o esclarecimento de dúvidas, o interessado pode entrar em contato com a Defensoria Pública através do telefone (44) 3631-6515.