Alunos da Escola Maria Montessori pedem cuidado com a dengue

 

Publicado em: 23/07/2014 00:00

Whatsapp

 

Mobilização da comunidade faz parte de um projeto sobre a preservação do meio ambiente

Quem passou pelo cruzamento da Avenida Souza Naves com a Rua Piratininga na manhã desta terça-feira (22) notou uma movimentação diferenciada. Isto porque, os alunos do 4º ano B da Escola Municipal Maria Montessori, sob a coordenação da professora Jacira Gomes de Oliveira, realizaram a entrega de adesivos com informações sobre a eliminação dos criadouros do mosquito da dengue.

A ação, que também contou com o apoio das pedagogas Luci Andreato Mendes e Elisandra Carnicelli Pereira, bem como da Patrulha Escolar da Polícia Militar, representada pelo 2º Sargento Mazetti, faz parte do projeto “Reciclar é preservar”. A iniciativa, aplicada por meio de atividades teóricas e práticas, na escola e na comunidade, visa conscientizar e incentivar o reaproveitamento de materiais e outras medidas de preservação do meio ambiente, para resguardar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida.

“Ao chamar a atenção de nossos alunos para a questão do consumo exagerado de materiais e a consequente geração de resíduos, temos por objetivo construir uma prática social baseada no desenvolvimento sustentável. Para isso, realizamos trabalhos sobre a destinação correta do lixo e reciclagem, que são atitudes diretamente ligadas à dengue, uma vez que os resíduos descartados indevidamente servem de criadouros para os mosquitos transmissores”, contou a responsável pelo projeto, professora Jacira.

Para Gabriel Davilan de Oliveira, aluno integrante do projeto, a divulgação das maneiras de evitar a procriação do Aedes aegypti é de suma importância. “Já tive dengue e foi muito ruim, pois sentia dores fortes. Por isso, fico feliz em ajudar a combater a doença, seja na escola, em casa ou informando as pessoas que esta é uma responsabilidade de todos”, garantiu.

Os alunos também distribuíram os adesivos na Avenida Amazonas e aos arredores da escola, localizada na Zona 04. O projeto, iniciado em março, será concluído em agosto com o lançamento do livro “Um sonho que pode ser real”, uma produção coletiva dos alunos, realizada em sala de aula e em formato de história infantil sobre a preservação do planeta.