ADFIC promove reunião especial para mulheres

Publicado em: 23/07/2014 00:00

Encontro sobre alimentação saudável foi orientado por nutricionista

O início dos trabalhos foi marcado pela animada apresentação musical da dupla Lucas e Vitor Fernando, porém a participação masculina foi restrita à abertura do evento. Isto porque, a Associação dos Deficientes Físicos de Cianorte (ADFIC), com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizou nesta terça-feira (22), no auditório do Paço Municipal, o “Só para mulheres”, um encontro que reuniu as integrantes da entidade, bem como mães e esposas de associados para prestar orientações sobre a alimentação saudável e o controle de peso, visto que a quantidade de pessoas com obesidade aumenta em todo o mundo e esse número chega a ser duas ou três vezes maior entre as pessoas com deficiência.

“Esta é a terceira edição deste evento, que tem as mulheres como público-alvo por entender que são elas, na maior parte dos casos, as responsáveis pela determinação de diversos comportamentos familiares, como o da alimentação. Para nós, portadores de deficiência física, o controle de peso é uma questão bastante complexa e preocupante, uma vez que enfrentamos limitações para a prática de exercícios físicos e esportivos”, contou Zenaide Poubel Coelho Tavares, presidente da ADFIC.

Para Bruna Zamberlam da Silveira, nutricionista que orientou a reunião, a atividade física é muito importante para a saúde, porém aqueles que não têm condições de praticá-la podem encontrar na mudança de hábitos alimentares outros meios para a perda e controle de peso. “A alimentação influencia, diretamente, a qualidade de vida. Assim, uma alimentação saudável, corresponde a uma vida saudável. Incorporar novos hábitos alimentares é, como qualquer outra mudança, difícil no começo. No entanto, após a quarta semana a adaptação é completa”, afirmou.

Além de falar sobre a importância da ingestão de alimentos saudáveis, a nutricionista passou dicas para o dia a dia. “Não podemos ficar muito tempo sem comer. Devemos fazer pequenas refeições a cada três horas para manter o metabolismo acelerado e quanto mais colorido estiver o conjunto de alimentos no prato, mais saudável é a refeição. Recomendo que seja formado por, pelo menos, cinco cores. Além disso, sugiro evitar as frituras e a substituição do sal por temperos naturais, como a salsinha e a cebolinha”, indicou a profissional que, ainda, elucidou as dúvidas das participantes.

“A reunião foi muito proveitosa. Agradeço a todos que nos apoiaram e auxiliaram na organização, bem como os músicos e a nutricionista, que nos atenderam com carinho, e a cada uma das presentes”, concluiu Zenaide. A diretora da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Ribeiro, e a supervisora do Programa Saúde da Família, Marcela Soares Loureiro, também participaram do evento, que foi encerrado com um delicioso café da tarde, preparado com sugestões da nutricionista, com salada de frutas, torradas e patê.