Alunos da Escola Lídia Usuy Ohi visitam fecularia e farinheira

Publicado em: 23/07/2014 00:00

Ação foi desenvolvida como parte do Programa Agrinho que promove a integração do campo com a cidade

Após participarem de capacitação sobre o Programa Agrinho, os professores da rede municipal de ensino de Cianorte inscrevem projetos desenvolvidos com a temática do Programa. Na tarde desta quarta-feira (23), foi a vez da turma do 1º ano da Escola Lídia Usuy Ohi verem na prática a conexão do campo com a cidade, com a visita a fecularia e farinheira Nerial Indústria e Comércio Ltda. Na agroindústria, os pequenos puderam conhecer todo o processo de transformação da mandioca em farinha, fécula e polvilho, através da explicação da Técnica em Alimentos e responsável pela qualidade dos produtos da empresa, Daiana Emanuelle Modena Vitali.

Segundo a professora Michela Rolim de Oliveira, o projeto ‘Interelação Campo Cidade’ tem uma relação direta com a proposta do Agrinho. “Trabalhamos em sala justamente essa questão da importância do campo para todos nós. Desde maio, as crianças estão aprendendo sobre alimentação sempre fazendo um paralelo entre produtos orgânicos e produtos industrializados, buscando inserir a realidade do campo no dia a dia delas”, explicou.

A professora contou também que a escolha da fecularia teve o objetivo de mostrar que não é preciso deixar o campo para prosperar, “já que o dono dessa agroindústria fez o caminho contrário do que a grande maioria faz, ele deixou a cidade para voltar a cuidar das terras da família e hoje conseguiu prosperar no campo”.

“É uma satisfação muito grande poder ver na prática essas ações. O Agrinho tem um papel social importante, que é o de mostrar aos alunos as oportunidades de subsistência que o campo oferece, de fazer as crianças identificarem-se com a terra”, comentou Cláudia Fernandes Barros, coordenadora educacional e pedagógica de Programas e Projetos da secretaria de Educação e Cultura.

O Agrinho é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR PR – em parceria com o Sindicato Rural de Cianorte e a Secretaria de Educação e Cultura. O Programa é desenvolvido com crianças do ensino fundamental da rede pública, por meio de atividades pedagógicas relacionadas a temas como cidadania, meio ambiente e responsabilidade social.