Prefeitura antecipa pagamento de 40% do 13º salário

Publicado em: 25/07/2014 00:00

Montante de aproximadamente R$ 1,8 milhão garante mais tranquilidade aos servidores e movimenta a economia da cidade

Todo ano, um dos momentos mais esperados pelos trabalhadores, aposentados e pensionistas é o de receber a gratificação do 13º salário, um benefício que surgiu como facultativo, mas se tornou obrigatório em 1962, com a Lei nº 4.090/62, e que foi mantido pela Constituição Federal de 1988, garantindo uma renda extra àqueles que contabilizam, ao menos, 15 dias de serviço.

Em Cianorte, os funcionários públicos municipais ativos e inativos recebem, nesta sexta-feira (25), o valor referente a 40% do 13º salário. Um montante de aproximadamente R$ 1,8 milhão que, além de garantir mais tranquilidade aos servidores no início do segundo semestre, poderá ser injetado na economia da cidade, contribuindo com a movimentação do comércio e do setor de serviços.

“O 13º salário do trabalhador é sagrado. Esta renda extra faz uma grande diferença nas finanças de nossos 1.699 servidores ativos, bem como nas dos 547 aposentados e pensionistas da Capseci, que poderão fazer algo a mais, para eles mesmos e seus familiares”, destacou o prefeito Bongiorno que, ainda, enfatizou a pontualidade com a qual são realizados os pagamentos ao funcionalismo municipal. “Antes do quinto dia útil de cada mês, todos recebem seus salários”, afirmou.

A antecipação de 40% do 13º salário cumpre a legislação trabalhista, que determina o pagamento da primeira parcela até o dia 30 de novembro de cada ano. Já o prazo da segunda parte vai até 20 de dezembro.