Atendimento ao dependente químico é tema de reunião

Publicado em: 25/07/2014 00:00

Profissionais da saúde e da assistência social receberam orientações sobre abordagem, tratamento e reinserção social dos usuários de drogas

Uma apresentação sobre os principais tipos de entorpecentes que assolam os dependentes químicos de Cianorte e região, bem como a encenação dos efeitos causados por eles, marcou o início de uma capacitação que reuniu profissionais da saúde e da assistência social na manhã desta quinta-feira (24), nas dependências do Paço Municipal. Ministradas pelo soldado Elias Bezerra, policial militar do 11º Batalhão de Campo Mourão, experiente no combate às drogas e à pedofilia, as orientações foram a respeito da atuação profissional na abordagem, tratamento e reinserção social dos usuários de drogas.

“Este é um trabalho de amor. Se você não tem carinho pelo ser humano, não se proponha a este tipo de serviço, pois estará apenas cumprindo uma função. O que precisamos são de profissionais que façam a diferença na vida dos que sofrem a dependência química, uma doença que atinge o físico e o psicológico, levando à decadência. Não basta internar o usuário em uma clínica de recuperação, é preciso participar, pois os vínculos possuem um papel significativo na reabilitação”, destacou o soldado Bezerra que, também, discorreu sobre a importância das parcerias e da criação de uma rede integrada de proteção.

Segundo a secretária municipal de Bem Estar Social, Claudia Nunes Veloso Marchini, a reunião foi muito proveitosa. “Temos recebido um elevado número de pedidos por internamento em clínicas de recuperação, principalmente de adolescentes e do público feminino. Assim, esta reunião foi de suma importância para a otimização do nosso trabalho. Agradecemos ao soldado Bezerra pelas orientações que, com certeza, farão a diferença em nossa atuação profissional e, consequentemente, no atendimento recebido pelos dependentes químicos”, afirmou.