Tiro de Guerra lança concurso de redação

Publicado em: 25/07/2014 00:00

Evento é alusivo aos 70 anos da participação da FEB na 2ª Guerra Mundial e movimenta os alunos da rede municipal de ensino

No dia 02 de julho de 1944, o 1º Escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB) embarcou em direção à Itália para participação ao lado dos Aliados na Segunda Guerra Mundial e, em 2014, para celebrar os 70 anos do ocorrido, o Exército Brasileiro está promovendo diversos eventos em todo o território nacional com o objetivo de divulgar a atuação da FEB e reverenciar os pracinhas brasileiros que estiveram no campo de batalha.

Em Cianorte, o Tiro de Guerra 05-011, seguindo a determinação do Comando da 5ª Região Militar e com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, lançou um concurso de poesia aos alunos dos 5º anos do ensino fundamental da rede pública, que devem produzir dissertações, com conteúdo entre 20 e 35 linhas, sobre os 70 anos da atuação da FEB na Segunda Guerra Mundial.

Todos os participantes receberão brindes do Tiro de Guerra e as três melhores produções serão premiadas, sendo o 1º lugar com uma bicicleta, o 2º com um jogo educativo e interativo, e o 3º com um kit, composto por camisetas, toalha, copo e boné, ofertado pelos Amigos do Tiro de Guerra.

“Para incentivar as produções, promovemos visitas dos alunos às dependências do Tiro de Guerra, onde assistiram pequenos documentários sobre o tema e puderam conhecer a estrutura do local, bem como os trabalhos que são realizados para a formação de atiradores”, contou o chefe de instrução do TG de Cianorte, 1º Sargento Edson da Silva que, juntamente com o 1º Sargento André Azambuja, coordenou as visitas.

“Agradecemos a equipe do Tiro de Guerra pela receptividade. Os alunos apreciaram bastante a visita, uma oportunidade de conhecer e se aproximar do Exército, que contribui para a formação cidadã das crianças. Assim, reiteramos nosso apoio à instituição militar e à realização do concurso”, afirmou Claudia Fernandes Barros, coordenadora educacional de programas e projetos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

A solenidade de premiação será realizada no dia 25 de agosto, no auditório da Câmara Municipal, onde também será efetuada uma homenagem ao Sr. Antônio Lawngosk, ex-pracinha e morador pioneiro de Cianorte. As comemorações alusivas aos 70 anos da participação da FEB na Segunda Guerra Mundial seguem até 08 de maio de 2015, data em que é celebrado o “Dia da Vitória”, relembrando o momento em que os oficiais do exército alemão assinaram sua rendição às tropas aliadas.