Palestra abre formação continuada do segundo semestre de 2014

Publicado em: 30/07/2014 00:00

Professores da rede municipal de ensino participam de capacitações promovidas pela secretaria de Educação e Cultura

Estudo, reflexão e contato com novas concepções de ensino são os princípios do projeto formação continuada da secretaria municipal de Educação e Cultura, que iniciou as atividades do segundo semestre letivo de 2014 com a palestra ‘Formação social da atenção e do controle da impulsividade para a psicologia histórico-cultural’, realizada nesta quarta-feira (30), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (ACIC) e ministrada pela professora doutora Silvana Calvo Tuleski. Participaram do evento os 400 professores da rede municipal de ensino, divididos em duas turmas.

A formação continuada desenvolve ações que priorizam o processo educativo como meio de contribuição para a humanização dos indivíduos e promove os saberes necessários às atividades pedagógicas, com o objetivo de assegurar um ensino de melhor qualidade no município. O projeto é trabalhado durante todo ano letivo, dividido nas diferentes áreas de atuação da secretaria, sendo elas Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial.

“A formação continuada é uma oportunidade única de crescimento profissional que oferecemos aos nossos professores. Que todos vocês possam aproveitar essa abertura do segundo semestre como uma troca de experiências para o desenvolvimento de projetos inovadores, que sirvam de incentivo para melhorar a qualidade do nosso ensino”, afirmou a secretária de Educação e Cultura Maria Neuza Casassa, que aproveitou o momento para apresentar aos professores um balanço dos investimentos na educação, tais como consolidação do plano de cargos e carreiras do magistério, gratificação dos motoristas, ampliação dos Centros de Educação Infantil (CMEIs), construção de novos CMEIs e escolas, entre outros.

O prefeito Bongiorno reafirmou seu compromisso de ter a educação como uma das prioridades da sua gestão. “Garanto a vocês que vou fazer de tudo para que todos tenham condições de participar de capacitações como esta. Tenho a consciência da importância de um professor na vida da criança. Aproveitem essas oportunidades para adquirirem mais conhecimento, nossos filhos precisam muito de vocês”, enfatizou Bongiorno.

Já a chefe do Núcleo Regional de Educação, Yolanda Cristina de Godoy, parabenizou o governo municipal pelo trabalho desenvolvido na rede municipal de ensino. “Essa gestão reconhece a importância da formação continuada dos professores, que é uma aprendizagem, que faz o conhecimento sair da escola e ir para a vida das crianças, que os transforma em cidadãos. Agradeço pois essas crianças chegam a rede estadual com uma base muito boa”, comentou Yolanda.

O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Valdomiro Gonçalves Pereira, falou sobre a alegria em participar de um evento sobre educação. “Fico muito feliz em participar desse momento, de conviver com pessoas que têm conhecimento, é uma oportunidade de aprendizado para mim”, disse Valdomiro, que teve sua fala complementada pela vereadora Letícia Biggi, “gostaria de parabenizar vocês professores por desempenharem esse papel de educadores, pois muitos pais acham que essa é uma responsabilidade de vocês. É preciso trazer os pais para escolas para que eles possam fazer parte desse processo educacional dos filhos”.