Expresso da Leitura é referência na região

Publicado em: 31/07/2014 00:00

Funcionárias de cooperativa de Cafelândia visitam a biblioteca itinerante que leva a atividade de contação de histórias para crianças das escolas municipais

Criar o hábito da leitura em crianças. Este é o objetivo do Expresso da Leitura, ônibus articulado que funciona como uma biblioteca itinerante e que começa a ser referência na região. Nesta quinta-feira (31), funcionárias de uma cooperativa da cidade de Cafelândia visitaram Cianorte para conhecer o projeto, que visita escolas e centros de educação infantil do município levando uma variedade de obras literárias aos estudantes.

As visitantes, que na cooperativa trabalham com projetos com os filhos dos agricultores cooperados e com a comunidade em geral, conheceram toda a história do Expresso e acompanharam de perto a atividade de contação de histórias para as crianças da Escola Municipal Gonçalo Moreno Gutierres. “É um projeto maravilhoso, o que mais nos surpreendeu é o fato de as crianças, que sempre são muito hiperativas, se encantarem com a contadora de histórias, que consegue prender a atenção de todas”, comentou a assessora de imprensa da cooperativa Fernanda Vacari.

A engenheira agrônoma, Gislaine Pontes Fernandes, explicou que o objetivo da visita foi conhecer o modelo de biblioteca implantado em Cianorte. “Acreditamos que a leitura é a melhor maneira de aprendizado, a magia dos livros facilita esse processo, então queríamos conhecer um projeto que estimulasse o gosto pela leitura nas crianças e o Expresso da Leitura é realmente encantador e esperamos conseguir desenvolver algo parecido para os filhos dos nossos cooperados”, disse.

Já a assessora educacional do Ensino Fundamental, Zilma Lehmckuhl de Lima, falou sobre o objetivo principal do Expresso. “Nossa intenção é criar nessas crianças, desde o início da vida escolar, o hábito da leitura. É estimular nelas esse desejo de conhecer outros mundos através dos livros, pois sabemos este é o caminho para transforma-los em cidadãos conscientes no futuro”, enfatizou.