Prefeitura garante transporte de pacientes seguro e confortável à Curitiba

Publicado em: 31/07/2014 00:00

Em Cianorte, os usuários da rede pública de saúde que necessitam de atendimento não emergencial na capital do Estado usufruem de novos serviços com relação às viagens. Isto porque, preocupado em garantir mais conforto, segurança e tranquilidade aos pacientes, o prefeito Bongiorno empenhou esforços na otimização do sistema gratuito de transporte de pacientes, que passou a contar com um ônibus especializado para este fim.

Trata-se de um veículo pertencente à empresa Belidom, experiente no ramo, que foi contratada por licitação para efetuar viagens diárias – com exceção das sextas-feiras e sábados – à Curitiba. O ônibus possui capacidade para até 40 passageiros e conta com banheiro, ar condicionado, aparelhos televisores e de DVD, bem como com serviço de bordo que serve um lanche. Além disso, uma equipe de enfermeiros monitora as condições de saúde dos pacientes e prestam atendimentos durante todo o percurso, com o auxílio de medicamentos, um cilindro de oxigênio e uma maca, que também serve àqueles que não conseguem viajar sentados.

Silmara Andrade dos Santos, que acompanha regularmente seu filho menor de idade à capital para tratamento de saúde, aprovou a mudança no sistema de transporte, que antes era efetuado por uma van. “Fiquei muito contente. O ônibus é confortável e o serviço é excelente, tanto dos motoristas quanto dos enfermeiros, que nos atendem com muito carinho e atenção”, afirmou a usuária do serviço em visita ao prefeito Bongiorno, na qual relatou como foi assistida e expressou gratidão. “Em nome de minha família, agradeço pela implantação deste serviço, pois sem ele, não teríamos condições de fazer as viagens, muito menos com esta qualidade”, garantiu.

Uma vez em Curitiba, os pacientes são recepcionados no Lar Esperança, uma entidade que oferece descanso, pouso e alimentação, também custeados pela prefeitura de Cianorte que, ainda, mantém um motorista e uma van na capital para garantir o acesso dos cianortenses aos hospitais e clínicas onde são realizados os procedimentos e consultas. “Parabenizamos o prefeito pela iniciativa de providenciar, também, o transporte dos pacientes dentro da cidade, pois a maioria dos que passam pela nossa pousada, vindos de outros municípios do interior, não contam com este serviço”, contou o gerente administrativo do Lar, pastor Florêncio.

Para Bongiorno, oferecer um atendimento integral e de qualidade aos pacientes que necessitam das especialidades de saúde ofertadas na capital do Estado é essencial. “A pessoa já se encontra debilitada pela doença e precisa viajar por horas. Entendo que amparar este paciente de forma que o percurso seja realizado da maneira mais tranquila possível é dever do poder público. Assim, pensando no conforto e dignidade dos que precisam tratar a saúde em Curitiba, a administração municipal, juntamente com a Secretaria de Saúde, analisou as possibilidades e mudou o sistema de transporte, garantindo melhores condições”, destacou.