Novos agentes de combate à endemias participam de capacitação

Publicado em: 04/08/2014 00:00

Os 20 agentes foram selecionados no último processo seletivo da Prefeitura para compor a equipe de combate à dengue

O combate à dengue em Cianorte acaba de ganhar o reforço de 20 novos Agentes de Combate à Endemias, selecionados no último processo seletivo da Prefeitura. Agora a equipe passa a ter 42 pessoas para realizar o trabalho de visita as casas em busca de focos do mosquito e conscientização da população. Os recém contratados estão participando de uma capacitação teórica para o início das atividades.

“Esta é a primeira vez que contratamos um número tão grande de agentes, então resolvemos realizar esse curso introdutório para mostrar a eles toda a teoria que envolve a dengue, desde a doença em si, passando por questões de saneamento e finalizando com as formas de combate ao mosquito Aedes Aegypti”, explicou a supervisora do Programa de Combate à Dengue, Vera Lucia Fusisawa.

A capacitação será realizada em duas etapas, a primeira teórica com as palestras realizadas nesta segunda-feira (04), onde a enfermeira Daniela Cirino e a tecnóloga em saneamento básico Vera Leite, ambas da 13ª Regional de Saúde, abordarão a dengue do ponto de vista epidemiológico e de saneamento. Já na terça-feira (05), a palestra será com o coordenador de Combate à Dengue da 13ª Regional de Saúde sobre o combate ao mosquito transmissor. “A segunda etapa do treinamento será a prática, realizada em campo e orientada por um Agente que já tem experiência. Eles acompanharão as visitas as casas para aprender como funciona o combate à dengue”, disse Vera.

A supervisora aproveitou para pedir a população que continue alerta. “Agora teremos mais agentes trabalhando no combate, mas isso não significa que a população pode descuidar dos cuidados diários. É preciso continuar mantendo os quintais limpos e livres de materiais que possam acumular água. A comunidade tem que continuar fazendo sua parte”, pediu.

De acordo com o último boletim divulgado pela secretaria de Saúde, Cianorte tem um índice de infestação predial do mosquito de 1% e contabiliza 403 casos confirmados da doença, sendo 399 autóctones e quatro importados.