Escola de Vidigal desenvolve projeto sobre economia de água

Publicado em: 06/08/2014 00:00

As crianças da Escola Municipal João Bueno de Godoy conscientizam a comunidade sobre os perigos da falta d’água

Os alunos do segundo ano da Escola Municipal João Bueno de Godoy, localizada no distrito de Vidigal, são os mais novos defensores das águas do nosso planeta. Isto porque, a professora Franciele Maniero Milhorini desenvolveu com eles o projeto ‘Água: nossa riqueza natural’, no qual as crianças aprenderam sobre a importância da água para a vida dos seres humanos e os perigos que seu uso inconsequente pode trazer para toda sociedade.

Desde o início do ano letivo, a professora trabalha em sala atividades com o tema água, mostrando o quanto ela é fundamental para a vida na Terra, as fontes onde pode ser encontrada, a necessidade de toda população consumi-la de forma consciente e o que cada um pode fazer para economizar água. “Além da teoria, nós visitamos o poço artesiano do distrito, de onde toda água que consumimos é retirada. Lá eles aprenderam na prática que a água do poço não é inesgotável e que sem economia ela vai acabar em um médio espaço de tempo”, informou Franciele.

Com essa informação, as crianças elaboraram frases que foram impressas nas contas de água da população e produziram panfletos para entregar de casa em casa, em uma ação realizada nesta quarta-feira (06). “As próprias crianças entregaram os panfletos e explicaram ao morador sobre a necessidade de economizar água”, explicou a professora que acompanhou a turma pelas ruas do distrito enquanto entoava a canção Água, que fala sobre sua economia e questiona o que faremos quando ela acabar.

A diretora da Escola, Sandra Mara, explicou que o projeto tem o objetivo de sair do ambiente escolar e fazer a diferença na comunidade. “O projeto transforma as crianças em cidadãos conscientes sobre a necessidade de conservação das nossas águas e isso reflete-se no ambiente em que estão inseridas e elas tornam-se agentes transformadores da sociedade”, disse.

“Em casa ela dá o exemplo, pede para fechar a torneira enquanto escova os dentes; para os vizinhos explica que a água vai acabar e por isso precisamos economizar. Ela fica de olho em tudo que vamos fazer que envolva o uso de água”, contou, toda orgulhosa, a mãe da aluna Mariana, Fabiana Cristina Neri Cavalari.

O projeto Água será inscrito no Agrinho 2014, programa desenvolvido com crianças do ensino fundamental da rede pública, por meio de atividades pedagógicas relacionadas a temas como cidadania, meio ambiente e responsabilidade social.