Prefeitura investe em recursos didáticos para a Educação Especial

Publicado em: 06/08/2014 00:00

Impressora que converte textos para o sistema Braille amplia o acesso dos deficientes visuais à leitura

Em Cianorte, o atendimento educacional especializado às pessoas cegas, de baixa visão ou com outros acometimentos visuais conta com reforços. Isto porque, na tarde desta quarta-feira (06), o prefeito Bongiorno, juntamente com membros da Secretaria de Educação e Cultura, realizou a entrega de uma impressora que converte textos para o sistema Braille à Escola Municipal Liomar Gomes, instituição que administra a Sala de Recursos Multifuncionais Tipo II de Atendimento ao Deficiente Visual (DV).

Com o novo dispositivo, a entidade passa a ter autonomia na produção de materiais pedagógicos, que antes eram impressos em outras cidades e/ou digitados em máquina Braille. “Apesar dos diversos e consideráveis avanços tecnológicos que melhoram a vida dos deficientes visuais, o Braille continua sendo uma forma eficaz de contato que eles têm com a linguagem escrita. Assim, essa impressora especializada garante a otimização do processo ensino-aprendizagem e a ampliação do acesso dos alunos à leitura”, afirmou Elaine Aparecida da Silva, coordenadora educacional e pedagógica de Educação Especial, Inclusão e Diversidade.

“Esta Sala de Recursos Multifuncionais Tipo II é referência na região e a máquina impressora para Braille vem para aprimorar ainda mais os serviços ofertados, atendendo, também, a produção de materiais aos municípios vizinhos. Estamos muito satisfeitos”, contou a professora do atendimento ao DV, Leila Basílio da Graça que, juntamente com outros profissionais da equipe, já participou de capacitação para operar o novo dispositivo.

“Agradecemos ao prefeito Bongiorno pela sensibilidade e cuidado com os quais a prefeitura tem agido com relação à rede municipal de educação, proporcionando condições adequadas e propícias ao trabalho e ao atendimento de qualidade. Além de investir na aquisição de equipamentos que favorecem o aprendizado das pessoas com deficiência, como esta impressora para Braille, a administração municipal também aplica recursos na adequação das estruturas físicas das escolas para garantir a acessibilidade”, destacou a secretária de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa.

“É dever do poder público criar as condições necessárias para a inclusão social dos deficientes, assegurando o acesso à educação, à saúde, ao mercado de trabalho e outras esferas essenciais para uma vida digna. Nesse sentido, tenho certeza de que esta impressora, um investimento de aproximadamente R$ 13 mil, ao ampliar as possibilidades de leitura, oferecerá uma aprendizagem de magnitude incalculável, melhorando a comunicação, a obtenção de informações e a educação das pessoas com deficiência visual”, enfatizou o prefeito Bongiorno.

A Sala de Recursos Multifuncionais Tipo II oferece conhecimentos em relação à Orientação e Mobilidade, Sistema Braille, Metodologia do Soroban (noções matemáticas), ampliação de textos, estimulação visual, entre outros, desenvolvendo propostas pedagógicas que contemplem a especificidade de cada aluno, que pode ser atendido no período da manhã ou da tarde, em horário inverso ao da escolarização. “Além disso, os professores especializados realizam avaliações pedagógicas com os alunos e, a partir dos diagnósticos, orientam os professores do ensino regular e, caso necessário, efetuam encaminhamentos complementares”, explicou a diretora da Escola Municipal Liomar Gomes, Edileuza de Souza Reis.

Também participaram da solenidade de entrega da impressora para Braille: a vereadora Márcia Pereira; a psicóloga Vanessa Roncoleta; a chefe da Divisão de Documentação Escolar, Zilda de Assis; bem como professores e alunos da Sala de Recursos Multifuncionais Tipo II de Atendimento ao Deficiente Visual (DV).