Alunos de Indianópolis conhecem o Expresso da Leitura

Publicado em: 08/08/2014 00:00

Contação de histórias e visita à Biblioteca Pública Municipal integraram o passeio

Na tarde da última quarta-feira (06), a biblioteca itinerante da Prefeitura de Cianorte, que encanta crianças e adultos, incentivando a prática da leitura aos estudantes da rede municipal de ensino, abriu suas portas para novos visitantes. Vindos de Indianópolis, alunos da Escola Municipal Cecília Meireles, acompanhados pelas professoras Adriana Trevejo e Neiva Marostica, e com apoio da auxiliar Patrícia Martini, conheceram e usufruíram dos recursos oferecidos pelo Expresso da Leitura, um ônibus articulado, adequado às especificidades e que abriga um acervo de 1.800 livros.

A viagem ao mundo fantástico da literatura foi guiada pela contadora de histórias e responsável pela biblioteca itinerante, a professora Juliana de Souza Maciel que, de maneira interativa, narrou um conto sobre amizade e a fábula das Mil e Uma Noites. Em seguida, cada aluno pode escolher, entre as diversas obras e coleções, livros para efetuar a leitura individual.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, agradeceu a presença dos visitantes e enfatizou a importância de se praticar a leitura. “Como professora de Língua Portuguesa afirmo, com propriedade, que o hábito de ler só nos concede benefícios. Por meio dele, conhecemos novos mundos, fixamos conhecimentos, ampliamos o vocabulário e melhoramos a capacidade de produzir redações e outros gêneros”, destacou.

Já a professora Adriana, representando os visitantes, elogiou a iniciativa e a receptividade. “Parabenizamos a prefeitura por este belo projeto e agradecemos pela oportunidade de conhecê-lo. Ficamos muito satisfeitos”, garantiu. A visita, que faz parte de uma série de atividades complementares em turno inverso ao da escolarização, terminou na Biblioteca Pública Municipal, onde os alunos tiveram contato com o acervo de 10 mil livros e conheceram o Núcleo Tecnológico Municipal.