Caputo Neto discute construção de Centro de Especialidades em Cianorte

Publicado em: 08/08/2014 00:00

Em reunião com o prefeito Bongiorno e outras lideranças, o secretário estadual de Saúde definiu questões essenciais para o início do projeto

Na tarde desta quinta-feira (07), mais um importante passo foi dado para a concretização de um Centro de Especialidades do Paraná (CEP) em Cianorte, município sede da 13ª Regional de Saúde. Isto porque, o secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto esteve na Capital do Vestuário para que juntamente com o prefeito Bongiorno e outras lideranças viabilizassem as condições necessárias ao início do projeto.

Segundo Caputo Neto, há um recurso no valor de R$ 6 milhões destinado à construção de um Centro de Especialidades em Cianorte, no entanto, para que ele se torne realidade, é preciso promover condições essenciais, como a doação de um terreno, a elaboração de um projeto e a realização de processos licitatórios.

“A questão do terreno foi solucionada pelo prefeito Bongiorno que, gentilmente, está cedendo um espaço ao Estado, que é o executor da obra. Já com relação ao projeto, que deveria ser custeado por rateio entre os municípios integrantes da 13ª Regional, mas como alguns, por serem pequenos, não possuem condições de arcar com esta despesa, estamos trazendo, na próxima semana, uma equipe da Paraná Edificações com o projeto elaborado para o município de Jacarezinho, que tem o mesmo perfil de Cianorte, para que seja feita uma análise da possibilidade de aproveitamento do mesmo”, contou o secretário.

Além da resolução das questões com relação à construção do CEP, também foram discutidos os repasses realizados à Santa Casa de Cianorte. “A partir de setembro, este hospital passa a receber, além do que já recebe do HOSPSUS, do Governo Estadual, dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde, do credenciamento junto ao Sistema, da Prefeitura de Cianorte, mais R$ 90 mil por mês. Só que nós não damos mesada. O que nós queremos é que seja cumprido o compromisso de atendimento e que a planilha de custos seja aberta, porque é possível sim, trabalhar com os recursos e incentivos oferecidos pelo SUS”, enfatizou Caputo.

Para o prefeito Bongiorno, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Noroeste (Ciscenop) a reunião foi muito proveitosa. “O Centro de Especialidades é um empreendimento de suma importância para Cianorte e região, visto que irá centralizar o atendimento eletivo, oferecido por uma equipe multiprofissional e que terá a sua disposição uma estrutura ímpar. Assim, empenharemos esforços para sua concretização. O terreno que será doado possui uma grande extensão e localização privilegiada, ao lado da futura UPA, contando com uma ótima topografia, o que facilitará a adequação do projeto”, afirmou o gestor.

Também participaram da reunião: o superintendente estadual de Gestão de Sistemas de Saúde, Paulo Almeida; o vice-prefeito, Serginho; a diretora da 13ª Regional de Saúde, Adriana Batista Gonçalves, a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Noroeste (Ciscenop), Andréia Fancelli; a representante do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da 13ª Regional, Marina R. S. Martins; o secretário municipal de Saúde de Cianorte, Rogério Sossai, bem como secretários de outros municípios da região.