Crianças conhecem na prática a origem dos alimentos

Publicado em: 08/08/2014 00:00

Alunos do quarto ano da Escola Municipal Cecília Sato visitam sítios e encantam-se com processo de produção de verduras e ordenha do leite

Aventura! Essa é a palavra que define os dois últimos dias dos alunos do quarto ano da Escola Municipal Cecília Sato: os pequenos visitaram propriedades rurais com o objetivo de conhecer a origem dos alimentos comprados nos supermercados. Organizadas pela professora da turma em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, as visitas mostraram às crianças os processos de produção de verduras e a ordenha do leite.

“Essa é uma experiência pedagógica desenvolvida no primeiro momento em sala de aula, onde passamos aos estudantes toda a importância da agricultura, como uma forma de valorizar a vida no campo. Nessa segunda etapa, oferecemos às crianças o contato com a terra, para mostrar para eles de onde vem os alimentos que os pais compram nos mercados”, contou a professora Oriana Ferreira Leite da Silva.

Para tanto, os alunos visitaram na última quinta-feira (07) dois sítios produtores de verduras: um tradicional, com a plantação feita na terra e a outra uma horta hidropônica. Nesta sexta-feira (08) foi a vez de verem na prática de onde vem o leite, que eles encontram já embalado nas suas casas. A propriedade escolhida faz a ordenha elétrica. “Eu não imaginava que era assim, tudo eletrônico, pensava que era com as mãos mesmo. Gostei muito de conhecer”, disse a aluna Ana Beatriz Salvestro, que também teve a oportunidade de ajudar a dar alimentos para as vacas.

O projeto será inscrito no Programa Agrinho, que este ano tem como tema ‘Conexão Campo Cidade e o Nosso Papel para Melhorar o Mundo’. “O Agrinho oferece às crianças a oportunidade de ter contato com a terra. Muitos desses alunos nunca tinham estado em um sítio, então é um programa que valoriza a vida na zona rural, que estimula o aproveitamento da terra”, explicou a Coordenadora Educacional e Pedagógica de Programas e Projetos da Secretaria de Educação e Cultura, Cláudia Fernandes Barros.

O Agrinho é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR PR – em parceria com o Sindicato Rural de Cianorte e a Secretaria de Educação e Cultura. O Programa é desenvolvido com crianças do ensino fundamental da rede pública, por meio de atividades pedagógicas relacionadas a temas como cidadania, meio ambiente e responsabilidade social.