Cianorte concorre ao 2º Prêmio Gestor Público do Paraná

Publicado em: 08/08/2014 00:00

Campeão da 1ª edição do evento, município inscreve três projetos que beneficiam a população nas áreas da saúde, habitação e agricultura

Instituído pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP), em 2013, com o objetivo de prestar reconhecimento aos projetos desenvolvidos pelos gestores públicos municipais paranaenses que se destacam pela observância às regras técnicas e pela obtenção de resultados positivos para a população de suas cidades, o Prêmio Gestor Público do Paraná chega à sua 2ª edição.

Com o tema central “Saúde: direito do cidadão, responsabilidade do Estado”, as inscrições seguem até o dia 31 de agosto e podem ser cadastradas, também, práticas municipais em outros segmentos. Cianorte, que em 2013 recebeu a distinção máxima com o troféu Especial, concorre com três projetos que beneficiam a população nas áreas da saúde, habitação e agricultura, sendo eles o Protocolo de Assistência aos Portadores de Feridas Crônicas, o Teto Solidário e o Plantio de Mandioca aos Pequenos Produtores.

Para Janda Domingos, secretária Especial de Gabinete, órgão responsável pelas inscrições dos projetos, existe uma grande expectativa quanto à premiação. “A relevância destes programas municipais para a melhoria da qualidade de vida da população é de magnitude imensurável e inegável. Por isso, estamos muito orgulhosos e otimistas. Cianorte é uma cidade de destaque”, afirmou.

Implantado pela Secretaria Municipal de Saúde como estratégia de atendimento especializado às pessoas com lesões de pele, o Protocolo de Assistência aos Portadores de Feridas Crônicas presta serviços sistematizados e com abordagem multidisciplinar para aumentar as chances de cicatrização, principalmente, no que se refere aos curativos especiais. Atualmente, 34 pacientes se encontram em tratamento, com procedimentos médicos e de enfermagem.

Já o Teto Solidário, presta auxílio à edificação de residências de até 70 m² para famílias com renda mensal de até três salários mínimos, por meio da doação de materiais como areia, cimento, lajotas, pedras e telhas. Em vigência desde julho de 2013, o programa municipal de incentivo à habitação já contribuiu para a edificação de 48 casas próprias, garantindo a estabilidade de um lar às famílias e livrando-as das despesas com aluguel.
O Plantio de Mandioca aos Pequenos Produtores, por sua vez, presta serviços gratuitos para o preparo da terra aos agricultores familiares que possuem propriedades com, no máximo, quatro módulos, possibilitando o acesso à tecnologia, à utilização de máquinas e implementos agrícolas, bem como servindo de incentivo ao homem do campo, por meio do aumento da margem de lucro. Em 2013, foram investidos R$ 246 mil em benefício dos pequenos produtores e, para 2014, estima-se que as aplicações ocorram na mesma ordem.

“Desenvolvimento, para mim, é quando os que têm fome passam a comer, os que sentem frio passam a vestir, os enfermos alcançam a cura e aqueles que não possuem onde morar passam a ter um lugar para chamar de seu. Por isso, estes projetos são tão significantes. Como outros implantados por esta gestão, eles fazem a diferença na vida de inúmeros cianortenses”, destacou o prefeito Bongiorno que, ainda, citou a satisfação pelo prêmio recebido em 2013. “É muito gratificante ter o trabalho reconhecido e poder compartilhar nossa experiência com outros municípios. Esperamos viver este momento novamente”, concluiu.