CAPS amplia atendimento para crianças e adolescentes

Publicado em: 11/08/2014 00:00

Em reunião com Ministério Público, prefeito Bongiorno autoriza que equipe servidores municipais atenda no Centro de Atenção Psicossocial

Nesta segunda-feira (11), o prefeito Bongiorno reuniu-se com a promotora Elaine Lima, os secretários municipais de Saúde, Rogério Sossai, Bem Estar Social, Claudia Nunes Veloso Marchini, e Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, para tratar sobre o atendimento a crianças e adolescentes com transtornos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

“Nós estamos com um projeto cadastrado no Ministério da Saúde para a instalação do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS i) em Cianorte. Entretanto, a liberação dos recursos somente acontece com a habilitação do município junto ao Ministério, algo que demora cerca de um ano”, explicou o secretário de Saúde.

Enquanto aguarda esta habilitação, a Prefeitura irá liberar recursos municipais para começar o trabalho com as crianças e adolescentes. “Vamos disponibilizar a equipe de servidores necessária ao atendimento, que será realizado no mesmo espaço do CAPS, mas em horários diferenciados para esses jovens”, afirmou o prefeito Bongiorno.

O CAPS irá atender crianças e adolescentes que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substancias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais.

Também estiveram presentes à reunião o presidente da Câmara Municipal, vereador Dadá; a presidente do Conselho Tutelar, Maria Cristina e o conselheiro Ocimar Flores; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, pastor Dejair Barbosa Melo; a chefe da Divisão de Prevenção à Saúde, Heloisa Dantas; o coordenador do Departamento de Regulação, Controle, Avaliação e Aduitoria da Secretaria de Saúde, Divonsir Lima de Sena e a representante do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da 13ª Regional, Marina R. S. Martins.