Diretoras e pedagogas participam de reunião sobre concurso cultural do “Televisando o Futuro”

Publicado em: 14/08/2014 00:00

Realizado no Paço Municipal, o encontro abordou o regulamento da competição e quais características cada trabalho deve conter

Com a temática Pluralidade Cultural, o projeto “Televisando o Futuro” chegou na fase mais aguardada por todos: o Concurso Cultural. Para orientar diretoras e pedagogas das Escolas Municipais de Cianorte sobre como participar da competição, o Instituto GRPCOM (Grupo Paranaense de Comunicação) e a Secretaria de Educação e Cultura realizaram uma reunião nesta quinta-feira (14), no Paço Municipal.

O “Televisando o Futuro” foi criado pela RPCTV, afiliada da Rede Globo, e pelo Grupo GRPCOM com o objetivo de abordar assuntos de relevância social, por meio de reportagens televisivas. Dentro do projeto, o concurso cultural visa reconhecer e valorizar os professores e alunos que dedicaram-se durante todo o ano a debater e estudar os conceitos de Pluralidade Cultural e que estão praticando o respeito à diversidade.

Abrindo o encontro, a secretária de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, falou sobre a importância do projeto da RPCTV. “Trabalhos como este revertem-se em mais conhecimento e aprendizagem ao aluno e, acima de tudo, estimulam a convivência com o outro, valorizam a interação social”, comentou Neuza que teve seu discurso complementado pela Assessora Educacional do Ensino Fundamental, Zilma Lehmckuhl de Lima. “O Televisando o Futuro é um projeto de transformação social, cujo maior prêmio é o reconhecimento de que é possível mudar a sociedade e essa mudança está nas nossas mãos enquanto educadores”, enfatizou.

O prefeito Bongiorno parabenizou a equipe pedagógica presente à reunião. “Parabenizo vocês por esse papel fundamental na nossa sociedade, o de formar cidadãos conscientes sobre a necessidade de respeitar as diferenças de cada um”, ressaltou o gestor municipal.

Podem participar do concurso professores e alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas das redes municipal e estadual. Os estudantes concorrem nas categorias Ilustrador Mirim, Cartunista Mirim, Redator Júnior e Repórter Teen; os professores são premiados na categoria Professor Transformador. Já as secretarias de educação recebem uma Menção Honrosa, que reconhece o envolvimento e a mobilização das mesmas nas ações do “Televisando o Futuro”.

“Fico lisonjeado em poder falar com vocês nessa tarde, em ver tantos educadores que compartilham da nossa ideia de transformação do mundo através da educação. Espero poder ver trabalhos de Cianorte premiados neste concurso cultural”, finalizou o responsável pelo projeto “Televisando o Futuro” na região noroeste, Everton Renaud.

Estiveram presentes à reunião a representante do Núcleo Regional de Educação, Margarida Volpato; a vereadora Marcia Pereira e a Assessora Educacional da Educação Infantil, Valquíria Charles da Silva.