Prefeitura promove a inclusão social de deficientes visuais e auditivos

Publicado em: 14/08/2014 00:00

Centro de Atendimento Especializado oferece atividades pedagógicas gratuitas e que desenvolvem habilidades para a comunicação e mobilidade

Em Cianorte, as pessoas cegas ou surdas, de baixa visão e audição ou, ainda, com outros acometimentos visuais e auditivos contam com serviços educacionais gratuitos. Isto porque, a prefeitura, por meio do Centro de Atendimento Especializado (CAE), oferece atividades pedagógicas, individuais ou em grupo, que concedem aos deficientes os conhecimentos necessários para a inclusão social, por meio do desenvolvimento de habilidades para a comunicação e mobilidade.

“Incluir socialmente é possibilitar a participação de todos, por meio da criação e garantia de condições que contemplem cada necessidade, utilizando os recursos de valorização da diversidade e de enriquecimento pessoal e conjunto. Na educação, inclusão significa transformar o sistema de ensino de maneira que os currículos abranjam cada aluno de maneira igualitária, assegurando a eficácia do processo ensino-aprendizagem, o que constitui um objetivo pelo qual o Governo Municipal empenha esforços para alcançar a excelência”, destacou a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa.

Administrado pela Escola Municipal Liomar Gomes e situado na Rua Japurá, 564, o Centro de Atendimento Especializado conta com uma estrutura adaptada às suas especificidades e atende a comunidade em geral, de Cianorte e de municípios vizinhos, mas, principalmente, os alunos, desde a educação infantil à superior, em turno contrário ao que estão matriculados nas classes comuns e, assim, além de estimular o desenvolvimento de habilidades, o CAE também contribui para o aprimoramento do ensino prestado aos estudantes com deficiência nas escolas.

“Os professores especializados realizam avaliações pedagógicas com os alunos e, a partir dos diagnósticos, orientam os professores do ensino regular e, caso necessário, efetuam encaminhamentos complementares, garantindo o atendimento integral de suas necessidades e um melhor desenvolvimento no âmbito escolar que, também, reflete no social”, explicou a diretora da instituição de ensino municipal, Edileuza de Souza Reis.

No Centro de Atendimento Especializado, a Sala de Recursos Multifuncionais Tipo I, de atendimento ao deficiente auditivo (DA), presta, entre outras atividades, o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), bem como da Língua Portuguesa escrita. Já a Sala de Recursos Multifuncionais Tipo II, de atendimento ao deficiente visual (DV), oferece conhecimentos em relação à Orientação e Mobilidade, Sistema Braille, Metodologia do Soroban (noções matemáticas), ampliação de textos, estimulação visual, entre outros. A metodologia utilizada é adequada aos interesses, necessidades e dificuldades de aprendizagem específicas de cada aluno e as atividades englobam diversas áreas, como a do desenvolvimento cognitivo, motor, e emocional. Além disso, o CAE conta com uma biblioteca com mais de 300 livros em Braille, o sistema de escrita e impressão para cegos.

“Se realmente desejamos viver em uma sociedade democrática, devemos criar uma nova ordem social, pela qual todos sejam incluídos no universo dos direitos e deveres. Nesse sentido, parabenizo e agradeço a equipe de servidores envolvida com o Centro de Atendimento Especializado. São trabalhos como estes, feitos com profissionalismo e amor, que criam soluções concretas para que todos, em especial as pessoas com deficiência visual ou auditiva, tenham acesso pleno à educação, saúde, qualificação profissional, emprego, prática de esporte, cultura e lazer”, destacou o prefeito Bongiorno.