Crianças da Escola Cecília Sato viram mini chefes de cozinha

 

Publicado em: 15/08/2014 00:00

Whatsapp

 

Atividade pedagógica trabalha de forma lúdica as diferentes matérias do currículo pré escolar

As crianças da turma pré escolar da Escola Municipal Cecília Sato estão aprendendo cozinhando. Isto porque, a professora Terecilda Bisco Fernandes, através do Projeto Sítio do Pica Pau Amarelo, transformou os pequenos em mini chefes de cozinha para ensinar de forma lúdica as diferentes matérias do currículo da Educação Infantil. O embasamento teórico ficou por conta da literatura, com as fábulas “A galinha dos ovos de ouro”, “O ratinho do campo e da cidade” e “As receitas da tia Nastácia”, todas do escritor Monteiro Lobato.

A partir das histórias, a professora trabalhou os conteúdos de Geografia, Ciências, Matemática, Língua Portuguesa e Educação Física, ensinando às crianças as noções de zona rural e urbana, paladar, quantidades, contação de histórias, interpretação oral, sequência lógica e coordenação motora fina e ampla. “Em sala de aula, após a leitura das fábulas, os próprios alunos sob minha supervisão preparam duas deliciosas receitas da personagem tia Nastácia, que, segundo a história do Monteiro Lobato, era uma ótima quituteira”, contou a professora Terecilda.

Além de chefes de cozinha, as crianças foram autoras de um livro de receitas de doces, montados com o auxílio das mães. “O projeto pretendia extrapolar o ambiente escolar e trazer a família para a Escola, então cada mãe foi convidada a fornecer uma receita sua para compor esse livro”, explicou a professora.

Ao final do projeto, as mães dos alunos e as merendeiras da Escola, que colaboraram na preparação dos pratos, saborearam os quitutes preparados em sala de aula.