Aperfeiçoamento do cultivo de milho, soja e mandioca é tema de capacitação

Publicado em: 18/08/2014 00:00

Encontro gratuito contou com uma programação proveitosa e reuniu dezenas de produtores da região da Amenorte

Promovido pela prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e em parceria a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Instituto Emater, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural e a Associação Comercial e Industrial de Cianorte (ACIC), o Encontro de Produtores Rurais da Região Amenorte – Associação dos Municípios do Médio Noroeste – reuniu, nesta sexta-feira (15), no Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori, agricultores, empresários do setor agrícola, representantes sindicais, e autoridades para uma capacitação gratuita voltada ao aprimoramento dos cultivos de soja, milho e mandioca.

“Parabéns a todos que se dispuseram a participar desta reunião, em busca de informações e novidades que farão a diferença em seus afazeres diários, principalmente na lida com a lavoura. Parabenizo, também, os envolvidos com a organização deste belo evento, bem como os palestrantes que, gentilmente, estão compartilhando suas experiências conosco”, destacou o delegado regional da Fetaep, Márcio José Serenini.

O evento teve início às 8h, com o cadastramento dos participantes e um delicioso café da manhã. Em seguida, os representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Charron Júnior e Rodrigo Panucci, apresentaram um panorama sobre a instalação de agroindústrias familiares em Cianorte, um projeto da prefeitura que presta assistência técnica gratuita para a formalização, aquisição do selo de garantia de qualidade e para a manutenção da produção dentro das exigências da vigilância sanitária. O sucesso da iniciativa – que tem como objetivo gerar renda e ampliar as oportunidades de trabalho no meio rural, garantindo a melhoria das condições de vida dos participantes – foi premiado em nível estadual e reconhecido nacionalmente.

Outro destaque com relação às agroindústrias foi o SUSAF – Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte – que, com a Lei nº 17.773, foi instituído pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e permite que os produtos agroindustriais sejam comercializados não somente nos seus municípios de origem, mas em todo o Estado, aumentando as possibilidades de crescimento dos pequenos agronegócios.

A reunião também contou com um saboroso almoço e palestras ministradas por renomados profissionais nas áreas de sanidade agroindustrial; manejo e controle de percevejos, lagartas e plantas daninhas; aplicação de defensivos agrícolas e, ainda, tecnologia da semente de soja Intacta. Os participantes puderam sanar suas dúvidas e as atividades foram encerradas às 17h, com uma confraternização.

“Agradecemos a presença de cada um neste evento, que se confirmou como uma efetiva oportunidade para que nossos produtores rurais aprimorem suas técnicas de trabalho na lavoura, assegurando um maior aproveitamento e, consequentemente, uma melhor lucratividade. Nossa região possui grande influência nos números recordes de produção alcançados pelo Paraná no cultivo de milho, soja e mandioca e, com esta capacitação, tenho a certeza de que poderemos melhorar, ainda mais, nossa atuação. Desejo ótimas safras a todos”, concluiu o presidente da Amenorte, o prefeito de Cianorte, Bongiorno.

Confraternização marca encerramento

O evento contou com a participação de autoridades – como o vice-prefeito Serginho, do presidente do Legislativo, Dadá, e dos vereadores Valdomiro Gonçalves Pereira, Silvio do Pátio e Márcia Pereira; bem como dos secretários municipais Waldiley Domingos (Agricultura), Clóvis Bongiorno (Integração Governamental), Janda Domingos (Especial do Gabinete) e Maria Neuza Casassa (Educação e Cultura) – e foi encerrado com uma confraternização, na qual os participantes degustaram um delicioso churrasco.