Atendimento a crianças e adolescentes no CAPS começa em setembro

Publicado em: 18/08/2014 00:00

Centro de Atenção Psicossocial terá horários específicos e equipe própria para atender aos jovens

A partir de setembro as crianças e adolescentes de Cianorte que tenham algum tipo de transtorno começarão a ser atendidas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). É o que ficou definido em reunião realizada na última semana, cujos detalhes foram acertados nesta segunda-feira (18). O atendimento dos jovens começará em setembro, acontecerá em horários alternados ao dos adultos e será prestado por uma equipe multidisciplinar própria, formada por servidores municipais e médico neuropediatra.

“Este é o pontapé inicial do trabalho com crianças e adolescentes, um atendimento emergencial enquanto aguardamos a habilitação junto ao Ministério da Saúde para a implantação do CAPS infantil. O prefeito Bongiorno teve a sensibilidade de liberar os recursos municipais e a equipe de servidores necessários para o início desse atendimento o mais breve possível”, explicou o secretário de Saúde, Rogério Sossai.

“A Promotoria de Justiça da Vara da Infância revela extrema satisfação com o andamento atual para a implantação do CAPS infantil. Hoje em reunião, a equipe foi formada, sendo que sexta-feira que vem começamos um projeto de ação com a integração de todos. É importante ficar consignado que jamais o Poder Executivo deste município negou qualquer pedido feito pelo Ministério Público em prol de nossas crianças e adolescentes”, afirmou a promotora Elaine Lima.

O CAPS irá atender crianças e adolescentes que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substancias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais.

Também estiveram presentes à reunião, os secretários municipais de Bem Estar Social, Cláudia Nunes Veloso Marchini, e de Esporte e Lazer, Valter Digiorgio; representando a secretaria de Educação e Cultura, a psicóloga Cláudia Mara Nunes Floriano; a diretora do CAPS, Rosa Caetano da Silva; a psicóloga do CRAS, Jordana de Moura Albanes; a presidente do Conselho Tutelar, Maria Cristina e os conselheiros Ocimar Flores e Carmem Lucia Sartori; a chefe da Divisão de Prevenção à Saúde, Heloisa Dantas; a supervisora do Setor de Compras da Saúde, Melissa Bacon; a representante do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da 13ª Regional, Marina R. S. Martins e a secretária executiva do CISCENOP, Andreia Fancelli.