Inscrições para casamento coletivo terminam nesta sexta-feira

Publicado em: 21/08/2014 00:00

A Comarca de Cianorte – que integra os municípios de Indianópolis, São Tomé, Jussara, Japurá e São Manoel do Paraná – receberá, no dia 20 de setembro, uma edição do Justiça no Bairro, um programa do Tribunal de Justiça do Paraná que oferece atendimento jurídico gratuito àqueles que se encontram em vulnerabilidade social e econômica e que não podem arcar com as custas e honorários advocatícios em situações que necessitam de conciliação, como divórcio, pensão alimentícia, guarda e responsabilidade, reconhecimento de paternidade e maternidade, reconhecimento ou dissolução de união estável, retificação de Registro Civil, e outros.

Entre os serviços ofertados, destaca-se o Casamento Civil Coletivo que concretizará, por meio de uma benção ecumênica, a união de casais com renda de até dois salários mínimos. Em Cianorte, as inscrições estão sendo realizadas nas duas unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e encerram nesta sexta-feira (22). Para efetuá-las, os interessados em oficializar o matrimônio devem apresentar a carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento, comprovante de renda de até R$ 1.448 por casal e comprovante de endereço.

“O casamento civil coletivo é a oportunidade para que muitos casais, até mesmo para os que convivem há tempo, iniciem uma nova história, marcada pela benção matrimonial e pela união devidamente regulamentada, com base na igualdade de direitos e deveres dos cônjuges”, afirmou Fátima Bongiorno, primeira dama e presidente de honra do Provopar, um dos órgãos parceiros na realização do evento.

“Além do serviço jurídico gratuito, as noivas, ainda, contarão com maquiagens e penteados, efetuados gentilmente por profissionais e alunos do Sistema Fecomércio Sesc/Senac que, em Cianorte, atua por meio da Escola de Qualificação Profissional Básica da Prefeitura, a Estação do Ofício”, contou a secretária municipal de Bem Estar Social, Claudia Nunes Veloso Marchini.

Na Capital do Vestuário, aproximadamente 90 casais já estão inscritos para o Casamento Civil Coletivo. O CRAS I está localizado na Praça Olímpica, nº 236, na Zona 04 e atende pelo telefone 3629-8072. Já o CRAS II está situado na Rua das Castanheiras, nº 30, no Cianortinho, e mais informações podem ser obtidas pelo 3629-7292. O programa Justiça no Bairro atenderá a população de toda a Comarca, sendo realizado nas dependências da Unipar e com o apoio da Prefeitura, Poder Judiciário local, Sistema Fecomércio Sesc/Senac, curso de Direito da Unipar, Provopar e entidades da sociedade civil.

Exame de DNA também requer inscrição prévia
Devido às estruturas laboratoriais, entre os diversos serviços prestados pelo programa Justiça no Bairro, o único com custos é o teste de paternidade que, no valor de R$ 220 (para duas pessoas, no caso, o suposto filho e o suposto pai), tem um preço mais acessível que o praticado pelas clínicas particulares. Os interessados em realizá-lo devem informar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de suas residências, até o dia 22 de agosto, garantindo, desta forma, que a demanda seja atendida a contento no dia 20 de setembro.