Escola Jardim Aeroporto desenvolve projeto sobre bullying

Publicado em: 21/08/2014 00:00

Palestra para os pais, ministrada pela promotora Elaine Lopo Rodrigues, marcou o início das atividades sobre o tema

Preocupada com as consequências da prática do bullying entre crianças e adolescentes, a Escola Municipal Jardim Aeroporto trabalhará ao longo do segundo semestre letivo o projeto “Bullying e você, nada a ver!”. Para dar início às atividades relacionadas ao tema, os pais dos alunos participaram, na última semana, de uma palestra com a promotora de Justiça da Vara da Infância Infracional, Elaine Lopo Rodrigues, na qual abordou os efeitos nocivos do bullying para a vida em sociedade.

“Esse projeto tem como eixo norteador a reflexão, prevenção e eliminação da prática do bullying na comunidade escolar. Pretende-se esclarecer os conceitos relacionados ao bullying, desde a nomenclatura até as consequências deste ato, enfatizando o respeito às diferenças, a importância e a beleza da diversidade cultural, étnica, religiosa, entre outras”, explicou a diretora Rosalia de Oliveira Toledo de Almeida.

Para alcançar os objetivos propostos no projeto, serão realizadas atividades de diálogo, produção escrita, leitura de livros e exibição de filmes relacionados ao tema. Além de eliminar o bullying da escola, o projeto visa fortalecer os vínculos entre escola e família. “A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente. Torna-se necessária a parceria entre ambas para o bem-estar do educando. É no aconchego da família e da escola que a criança vai construindo sua consciência e caráter, se socializando, se educando para enfrentar a realidade e as dificuldades na sociedade, tornando-se uma pessoa consciente e crítica”, disse a diretora.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, também conversou com os pais sobre a importância dessa parceria entre escola e família. “Os pais devem participar ativamente do processo educacional dos filhos, o apoio da família é fundamental para o sucesso do ensino e da formação de cidadãos conscientes”, afirmou Neuza, que teve sua fala complementada pela coordenadora Educacional e Pedagógica da Educação Infantil, Andreia Coelho Bastos. “A criança depende da família para desenvolver-se física e socialmente e nela aprende e constrói sua relação com o processo de aprendizagem”, enfatizou.

Após a palestra, os pais se dirigiram às salas de aula para conversarem com os professores sobre questões pedagógicas de seus filhos.