Crianças plantam árvores próximo ao poço artesiano de Vidigal

Publicado em: 21/08/2014 00:00

Ação faz parte do projeto Conservação de Água e Preservação dos Mananciais e Lençol Freático da Região desenvolvido na Escola Municipal João Bueno de Godoy

Mãos, roupas, calçados e, nos mais arteiros, até os rostos sujos de barro. Assim ficaram as crianças do quarto ano da Escola Municipal João Bueno de Godoy após a atividade prática realizada na última terça-feira (19). A grande aventura aconteceu no entorno do poço artesiano que abastece o distrito de Vidigal, onde os pequenos prestaram sua contribuição ao meio ambiente ao plantar mudas de árvores. A ação faz parte do projeto Conservação de Água e Preservação dos Mananciais e Lençol Freático da Região, desenvolvido pela professora Emanuela Rodrigues de Amorim.

Em sala de aula, os estudantes aprenderam sobre o ciclo da água, sua importância para o meio ambiente e como a agricultura precisa agir de modo sustentável para preservar os mananciais. Os conteúdos foram passados tanto pela professora como em palestras com engenheiros agrônomos e responsáveis pela distribuição da água no distrito. “Na primeira etapa das aulas práticas levamos as crianças até o poço artesiano, à estação de tratamento da água e pontos de vazão, para que elas conhecessem todo o processo, desde a coleta até a distribuição das águas”, explicou Emanuela, que também informou que o projeto encerra-se no final do ano letivo com uma amostra cultural.

Ainda segundo a docente, o objetivo principal é transformar as crianças em multiplicadoras do discurso de preservação das águas, em especial as dos mananciais. “Procuramos envolver toda a comunidade nas atividades e incentivamos os alunos a difundir a ideia da necessidade urgente de conservação das águas e do meio ambiente. Nossa meta é que eles levem o que aprenderam na escola para toda vida”, disse.

Para atingir esse objetivo de informar a população, os pequenos escreveram uma notícia, onde narraram a aventura no poço artesiano e também contaram todos os detalhes deste projeto. Acompanhe:

Alunos desenvolvem projeto sobre a água

Os alunos do 4º Ano B desenvolveram o projeto “Conservação da água e preservação dos mananciais e lençol freático da região”.

Os alunos do 4º Ano B da Escola Municipal João Bueno de Godoy – E.I.E.F. do Distrito de Vidigal foram realizar o plantio de árvores nessa terça-feira (19) ao redor do poço artesiano que abastece o distrito. Essa atividade foi uma aula prática referente ao projeto que está sendo desenvolvido com a turma e vem reforçar os conteúdos já trabalhados no decorrer do projeto.

Esse projeto teve início no mês de maio de 2014, onde a turma vem trabalhando com diversos temas referentes a água. A professora Emanuela Rodrigues de Amorin desenvolveu inúmeras atividades teóricas- práticas envolvendo os alunos da turma, comunidade escolar, pais, a comunidade do distrito, alguns setores administrativos da prefeitura do Município de CIANORTE e teve o apoio da Diretora Sandra Mara Mackincs, que se dispôs a entrar em contato com os setores que poderiam dar suporte ao projeto.

Contou ainda com a colaboração do funcionário do Centro de Capacitação, tratamento e distribuição de água do Distrito de Vidigal, senhor Luís Carlos Moreira e o Administrador do distrito, Vanderci Volpato Garcia, que proporcionaram uma palestra sobre como se dá a capacitação, tratamento e distribuição de água no distrito e um suporte estrutural com relação ao plantio das mudas de árvores no poço artesiano.

Nessa etapa os alunos fizeram uma retomada dos conteúdos do projeto e puderam verificar as condições estruturais do poço artesiano. Os alunos perceberam que o poço artesiano tem uma profundidade mínima para que se encontre água. Observaram que a atitude que tiveram será válida também para as futuras gerações.

Ao final dessa experiência, os alunos elaboraram um texto de notícia contando com o apoio da Jornalista Juliana Doneda, do setor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cianorte.